Saúde e beleza: procura por tratamentos faciais aumenta no outono e no inverno
Com a chegada do outono, a procura por tratamentos faciais tende a aumentar. Essa é uma das épocas do ano com temperaturas amenas e baixa exposição solar – fator que contribui para a eficácia do peeling – auxiliam na movimentação do mercado da estética para a realização de procedimentos na região do rosto que promovem a renovação celular.
A tecnóloga em estética e cosmetologia, Patrícia Silva, explica que o nome do procedimento é derivado do verbo ‘to peel’ que significa descamar. “O tratamento envolve a descamação controlada da pele, ou seja, de forma que promova a renovação das células e a eliminação das impurezas”, pontua ao citar que o existem diferentes técnicas para a aplicação, desde aquelas mais superficiais até as mais profundas; o procedimento escolhido vai variar de acordo com a necessidade da pessoa.
Conforme a profissional, é comum a exposição solar aumentar no verão, devido as elevadas temperaturas, principalmente, entre os clientes que frequentam praias e piscinas. Ela destaca que tal exposição ao sol faz com que a pele passe a apresentar mais manchas solares, sinais de envelhecimento e piorar o melasma. “Por isso, o outono é considerado uma das melhores estações para recuperar a pele, promover vitalidade com a renovação das células”.
CADA FACE – Patrícia pontua que o atendimento é iniciado com uma avaliação da face, pois cada um tem necessidades específicas. Ela destaca que essa análise inicial envolve fatores da particularidade de cada um, como por exemplo, histórico familiar, uso contínuo de algum tipo de medicamento, realização de procedimentos cirúrgicos, entre outros fatores.
“Temos um mercado versátil na área de estética. Os lançamentos de novos produtos, novas formulas permite que cada vez mais tenhamos resultados eficazes e de qualidade. Claro que os resultados dependem da escolha correta do procedimento, do trabalho do profissional, dos produtos utilizados e dos cuidados e manutenção que o paciente precisa ter”, alerta.
A profissional comenta que um dos tratamentos faciais mais procurados durante o outono e o inverno é o peeling. Patrícia explica que em relação a esse tipo de tratamento o mercado da cosmética oferta diversas linhas e o resultado irá variar de acordo com o nível de penetração na pele – que pode ir desde o superficial até a camada basal, o médio que vai até a derme papilar e o profundo que pode atingir a derme reticular.
CUIDAR DA PELE – “A pele é nosso maior órgão e precisa de atenção e cuidados. Consultar um dermatologista ao menos uma vez ao ano, seguir uma rotina de cuidados diários como o uso de protetor solar e hidratação, fazer tratamentos estéticos que possam melhorar a saúde e o aspecto da pele através do trabalhos dos profissionais da área são ações que ganham cada vez mais adeptos. Durante o período de pandemia, foi possível que muita gente, inclusive o público masculino passou a dar mais atenção à saúde do corpo e da mente e também da beleza”, exemplifica.
Patrícia acrescenta que as mulheres (com idade entre 30 a 60 anos) contemplam o público que mais procura por tratamentos especializados. Ela pontua que os homens estão mudando o comportamento e deixando de lado preconceito para cuidarem mais do corpo, inclusive da face. “Enaltecer a beleza e ter uma pele saudável ajudam na autoestima, ou seja, só traz benefícios”, conclui.
Da Redação
TOLEDO