Saúde: Embrapii apresenta Caminhos ágeis para a inovação no setor de prototipagem de dispositivos médicos
Evento realizado pela Embrapii e Abimo reunirá indústria e institutos de pesquisa para apresentar modelos que induzem a inovação na área
O desenvolvimento de protótipos é fundamental para validação de novos produtos e soluções tecnológicas. Por isso, a prototipagem tem papel de destaque na indústria da Saúde, sendo responsável por 17% dos projetos apoiados pela Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) neste setor. Por este motivo, a próxima edição da Jornada de Inovação em Saúde, promovida pela Embrapii em parceria com a Abimo (Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos), será focada no incentivo ao desenvolvimento de novas pesquisas de protótipos na área médica.
O evento será realizado no dia 24 de agosto, das 13h30 às 17h, na sede da Fiesp, em São Paulo. Representantes da Embrapii darão orientações às empresas sobre o modelo da instituição de fomento à inovação e informações detalhadas sobre como acessar os recursos e o apoio técnico dos centros de pesquisa de excelência credenciados como Unidades Embrapii. Também estarão presentes empresas que já assinaram contratos e vão falar sobre suas experiências.
“Testar a viabilidade de um dispositivo médico é um dos passos essenciais para sua chegada no mercado com uma alta taxa provável de sucesso. Neste sentido, projetos que envolvem o desenvolvimento de protótipos vêm ganhando cada vez mais destaque em cases de sucesso no modelo Embrapii. Atendendo a esta demanda da indústria, expandiremos ainda mais nosso apoio a projetos deste tipo”, enfatiza o coordenador de Mobilização Empresarial da Embrapii, Fábio Cavalcante.
Para o diretor Institucional da Abimo, Márcio Bósio, o evento é mais uma oportunidade de conhecer a excelência dos centros de desenvolvimento tecnológico da Embrapii em uma área que afeta grande parte do setor e que agiliza muito a inovação nas nossas indústrias. “Iremos demonstrar como as empresas podem, facilmente, acessar as unidades da Embrapii para melhorar e qualificar os seus processos, sua produção e os seus produtos, tornando-os mais eficientes e benéficos à saúde da população”, comenta.
Projetos
Entre as iniciativas na área de prototipagem, estão, por exemplo, uma máscara respiratória de alta tecnologia, que será integrada a um sistema de monitoramento de parâmetros respiratórios, permitindo uma análise mais precisa de volumes de gás inspirado e expirado. Há ainda tecidos com propriedades antivirais e antimicrobianas, com objetivo de prevenir infecções hospitalares em tratamento de feridas crônicas e queimaduras e uma nova geometria para microstents, que são pequenos tubos implantados em artérias ou veias para evitar o bloqueio do fluxo sanguíneo. Nessa área, a Embrapii conta também com uma nova tecnologia voltada para o controle de enurese (incontinência urinária).
Prototipagem
Na prototipagem, uma versão resumida de um serviço ou produto é apresentada para testar sua viabilidade. Na área da Saúde, é fundamental para o desenvolvimento de soluções inovadoras, que promovem melhorias na qualidade e na eficiência dos serviços de saúde. Projetos relacionados a tecnologias de prototipagem podem proporcionar inúmeras vantagens, entre elas: proporcionar uma solução personalizada para o paciente; aperfeiçoar e testar novos dispositivos médicos antes de lançá-los no mercado; melhorar o planejamento e execução de procedimentos médicos.
Os protótipos também podem aumentar a precisão e eficiência das novas tecnologias, permitindo avanços em diferentes campos do setor de saúde, inclusive em cirurgias mais complexas.
Sobre a Embrapii
A Embrapii é uma organização social que atua em cooperação com instituições de pesquisa, públicas ou privadas, para atender ao setor empresarial, com o objetivo de fomentar a inovação na indústria. Para isso, conecta pesquisa e empresas, e divide riscos, ao aportar recursos não reembolsáveis em projetos que levem à introdução de novos produtos e processos no mercado. Para ter acesso ao modelo, a empresa deve apresentar seu desafio tecnológico à Unidade com a competência técnica que se enquadra às necessidades de seu projeto. A Embrapii possui contrato de gestão com o Governo Federal, por meio dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Educação, da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Da Assessoria