Saúde mental: crianças e adolescentes apresentam cada vez mais transtornos emocionais

Pais, avós, padrinhos, tios…os familiares já se mobilizam para o Dia das Crianças. O mês tem uma data somente para elas, contudo, mais do que presentear os pequenos, os profissionais alertam que o mês pode servir de para que os responsáveis estejam atentos a saúde mental das crianças.

“Infelizmente, está cada vez mais comum o aparecimento de distúrbios e transtornos emocionais em crianças e adolescentes”, pontua a psicóloga, Jane Patti. “Ansiedade, agitação, oscilações de humor, aumento de apetite, agressividade, depressão, irritabilidade, tristeza, insônia, entre outros estão atingindo as faixas etárias mais jovens”.

A profissional destaca que os casos ainda são reflexo da pandemia de Covid-19. Ela declara que foi preciso aprender a conviver com a doença e que com aumento dos casos de estresse e ansiedade no público infantil ocasionaram interferência no apetite, no sono, no humor e no comportamento.

ATENTO AOS SINAIS – “Vivemos um período de menor impacto negativo da doença, mas isso não significa que ficaram danos, sequelas, lacunas que precisam ser trabalhadas. Os vínculos afetivos são essenciais para que evitar o sofrimento, fazer com que elas entendam o que sentem, buscar o tratamento adequado e o enfrentamento juntos, como família, dos problemas. O adulto precisa estar atento a criança e entender que, muitas vezes, é taxado como frescura, manha, mal comportamento, pode ser a criança, o adolescente precisando de ajuda”, alerta.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.