Saúde salienta que dose reforço é realizada mediante agendamento
Desde o início da nova etapa de vacinação com a aplicação da terceira dose (D3) do imunizante contra a Covid-19, a procura tem sido satisfatória em Toledo. A dose reforço está sendo disponibilizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mediante agendamento.
Podem receber essa dose as pessoas com idade acima de 70 anos que receberam a segunda dose, independente do imunizante, há mais de seis meses da D2 ou dose única e imunossuprimidos de alto grau, conforme a Nota Técnica Nº 27/2021 da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à COVID-19 do Ministério da Saúde (SECOVID/GAB/SECOVID/MS), e que tenham realizado a segunda dose há mais de 28 dias.
O médico e diretor da Secretaria da Saúde Fernando Pedrotti comenta que cerca de 2.464 pessoas fazem parte desse grupo que recebe a terceira dose da vacina. Ele explica que o agendamento para a D3 é necessário para otimizar as doses vacinais.
Pedrotti enfatiza que não houve alteração no protocolo de vacinação com a terceira dose. Atualmente, esse reforço é disponibilizado para os idosos acima de 70 anos e imunossupressores e é feito com a vacina da farmacêutica norte-americana Pfizer/BioNTech, independente do imunizante que tenha sido aplicado na D1 e D2. “A recomendação para usar o imunizante da Pfizer é, justamente, por que se avançou em termos da intercambialidade entre as vacinas buscando conferir ampliar a proteção”, explica o médico.
PROTOCOLO – A coordenadora responsável pela vacinação, Sonia Pessi, cita que a dose de reforço e a primeira dose estão sendo disponibilizada nas UBSs. A DR é realizada mediante agendamento. “O agendamento é importante porque o frasco da vacina da Pfizer tem seis doses e depois de aberto o imunizante tem validade de até seis horas, por isso precisamos otimizar a vacina. Quando uma pessoa não comparece no horário agendado, compromete toda a logística que a equipe montou e então é preciso buscar outro paciente para não desperdiçar a vacina”.
Já a segunda dose é disponibilizada no Certi da Pioneira e no Ginásio Hugo Zeni. Para receber a vacina é preciso apresentar a carteira de vacinação, documento com foto, comprovante de endereço e cartão SUS. Sonia explica que o Município recebeu um memorando com orientação para ampliar a aplicação da D3 para profissionais da saúde. No entanto, a equipe aguarda a chegadas das doses específicas para essa etapa.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) distribuiu 390.880 vacinas contra a Covid-19 na manhã da última segunda-feira (4) para as 22 Regionais. Para a 20ª Regional de Saúde de Toledo foram destinadas 14.097 doses, sendo 5.712 doses de reforço.
Da Redação
TOLEDO
Comentários estão fechados.