Secretaria da Cultura anuncia conclusão das obras do Centro Cultural Oscar Silva

O ano começou com boas notícias para a Prefeitura de Toledo. Nesta terça-feira (03), após 270 dias de obras, a construtora concluiu a reforma do Centro Cultural Oscar Silva. O local abriga a Biblioteca Pública Municipal e também será a sede administrativa da Secretaria da Cultura. No local foram investidos aproximadamente R$ 1,8 milhão e o espaço agora está sendo mobiliado, processo que deve custar próximo de R$ 800 mil. A previsão de volta dos atendimentos no prédio reformado no centro da cidade é entre os meses de abril e maio. 

De acordo com a secretária da Cultura, Rosselane Liz Giordani, as intervenções foram finalizadas um mês antes do previsto em contrato, e neste momento estão sendo instalados os mobiliários. Alguns móveis, como os de escritório, estão sendo entregues e montados. Outros, estes planejados e adaptados conforme os ambientes, serão licitados a partir da abertura do orçamento do exercício 2023, na segunda quinzena de janeiro. “São móveis que a Secretaria de Planejamento, Habitação e Urbanismo está projetando para os ambientes específicos, como o espaço kids, que vai contar com puffs, estantes em formatos diferenciados, entre outros detalhes para tornar nossa biblioteca um espaço de encantamento”. 

O Centro Cultural, além do salão para o acervo e espaço kids, onde será desenvolvida a contação de histórias para as crianças, terá também sala de restauração, local para reserva técnica e espaços individualizados para estudos. “Tudo com acessibilidade, pensado de forma a atender nossa comunidade e aos amantes da literatura. Esta reforma era muito aguardada, pois há décadas não era feito algo tão grandioso neste espaço que é referência para os toledanos e toledanas. Foi algo pensado com muito carinho”, acrescentou.

Foto: Prefeitura de Toledo

A secretária Rosselane Giordani ainda agradeceu os diversos setores da Prefeitura envolvidos e também aos profissionais que atuaram no local, em especial os servidores municipais dos setores de engenharia e arquitetura. “Foi revista toda a parte elétrica e hidráulica, revestimentos internos e externos e acessibilidade. Ganhamos um prédio novo”. Rosselane também acrescentou que até a inauguração a Biblioteca Pública Municipal segue com os atendimentos na sede provisória, na Avenida Parigot de Souza, próxima ao Shopping Panambi.

Secretaria da Cultura em casa nova – No planejamento da reforma foi previsto o novo espaço para o gabinete da Secretaria da Cultura. A estrutura administrativa da pasta, até o fim do mês de janeiro, estará instalada no Centro Cultural Oscar Silva. Conforme a secretária Rosselane, a decisão foi tomada com o intuito de aproveitar melhor a Casa da Cultura para cursos e também criar uma sala acessível para todas as pessoas. “Infelizmente, a Casa da Cultura, por ser um prédio muito antigo, não possui acessibilidade para o piso superior. Nossa intenção é criar um espaço multiuso para cursos no térreo”. 

Rosselane ainda acrescentou que a intenção é realizar uma grande intervenção na Casa da Cultura, mas ainda não há previsão para isso. “Aí sim já construir com acessibilidade, com instalação de elevador para o segundo piso, remodelar espaços e promover uma ampliação. É algo que já propomos e deve entrar na pauta da administração municipal no futuro”. A Casa da Cultura de Toledo foi inaugurada oficialmente no dia 14 de dezembro de 1976, sendo a primeira do Estado do Paraná. Atende de forma gratuita pessoas a partir de seis anos de idade, oferecendo cursos de pintura em tela, desenho, violão, guitarra, teclado, teatro, teoria musical, violino, violoncelo, viola clássica, saxofone, flauta transversal, clarinete, bateria, contrabaixo e técnica vocal. 

Foto: Prefeitura de Toledo

O local deve abrigar também, a partir de fevereiro, a equipe administrativa do Museu Histórico Willy Barth, espaço que também passará por uma ampla reforma. 

Da Prefeitura de Toledo

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.