Secretária da Educação aposta em ‘ano completo’

“Estou numa ansiedade enorme para começar um ano completo”. A frase é da secretária da Educação de Toledo, Marli Gonçalves Costa que, em seu melhor estilo, conversou com a reportagem do JORNAL DO OESTE sobre a expectativa e novidades para 2023. Marli deixou claro que está animada em poder “fazer a gestão” desde o começo porque, ao assumir o cargo em maio deste ano vem somente “apagando fogo”.

Para a secretária o ano de 2023 deverá ser bem mais tranquilo porque algumas ações estão sendo tomadas com bastante antecedência, como a contratação de novos professores através do Programa de Seleção Simplificado (PSS) e a antecipação com professores concursados que assumirão em janeiro para, no retorno ao trabalho. “Com isso pretendemos retornar com o quadro bem completo e não precisar ficar se justificando por erros de planejamento”, apontou Marli Gonçalves.

PORTES – Outro ponto destacado pela secretária é a alteração dos portes das escolas em 2023. O Decreto confirmando isso deverá ser publicado no início de janeiro. “Os portes eram desde 2002. Nunca foi mexido nesse tempo todo”, afirmou a secretária, destacando ainda que nem sempre esse porte seguiu critérios técnicos. Na época, cita Marli, a maior escola em Toledo era o Caic, na Grande Pioneiro, com aproximadamente 500 alunos e hoje, em 2022, a maior escola é a Professor Henrique Brod, no Jardim Panorama, com 800 alunos, “então não pode se manter o mesmo porte durante tanto tempo”.

A secretária da Educação adiantou que deverá mexer com horas de coordenação, de direção, de zeladoras, faxineiras. “Vamos mexer muito no RH (Recursos Humanos)”, comentou a secretária e, em sua avaliação, essa antecipação do quadro e a alteração vigente dos portes darão “maior combustível na frente para trabalharmos com maior eficiência”.

INCLUSÃO – Marli Gonçalves Costa comentou também sobre o Aluno Conectado, programa que está na fase final de estruturação nas escolas da cidade com as turmas dos 1º 2º e 3º anos. Segundo Marli, nas escolas do interior esta parte está completa. Também de acordo com a secretária, o pedido já foi encaminhado e agora depende apenas da entrega por parte da empresa vencedora do processo de compra.

Marli destacou ainda a aplicação de 26 TICs, um para cada sala de reforço escolar a fim de proporcionar um atendimento especializado. TIC é a abreviação adotada para o termo Tecnologia da Informação e Comunicação. Refere-se a um conjunto de recursos tecnológicos integrados, os quais proporcionam, por meio das funções de hardware, software e telecomunicações, a automação e comunicação de processos. Na prática o equipamento substitui o teclado para auxiliar crianças com dificuldade motora ou paralisia cerebral. “Mesmo assim o aluno poderá acessar toda a plataforma e sistema, de acordo com a sua capacidade, mas vai possibilitar isso””, finalizou a secretária Marli Gonçalves Costa.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.