Secretária de Cultura de Toledo é delegada da Conferência Nacional nesta semana
O Ministério da Cultura (MinC) realiza, até o dia 8 de março, a 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC). Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, o evento reúne mais de três mil participantes de todo o país, em Brasília. A proposta do evento é debater política públicas culturais e definir orientações prioritárias para assegurar a transversalidade nas ações do setor.
As propostas aprovadas durante o evento vão embasar as diretrizes do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que nortearão a pasta na próxima década. Quem é delegada na Conferência é a secretária de Cultura de Toledo, Rosselane Giordani. “O evento celebra a retomada da realização da Conferência após dez anos. Do Paraná, somos 40 delegados participando da Conferência, entre as mais de três mil pessoas que participarão da Conferência Nacional”.
FORTALECIMENTO – Rosselane afirma que o objetivo central é promover e debater as políticas culturais com a ampla participação da sociedade. “São políticas que visam o fortalecimento da democracia e garantem os direitos culturais em todos os âmbitos da Federação e de forma transversal com as demais políticas públicas da sociedade”.
De acordo com a secretária de Cultura de Toledo, Conferências Municipais e Intermunicipais foram promovidas no ano passado. Além disso, a Conferência Estadual aconteceu em dezembro de 2023, em Foz do Iguaçu.
Rosselane recorda que as propostas do Paraná foram elencadas dentro dos seis eixos temáticos da Conferência Nacional. São eles: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (Eixo 1); Democratização do acesso à cultura e Participação Social (Eixo 2); Identidade, Patrimônio e Memória (Eixo 3); Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (Eixo 4); Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade (Eixo 5) e Direito às Artes e Linguagens Digitais (Eixo 6).
A delegada da Conferência Nacional de Cultura explica que todos os eixos terão grupos de trabalho e serão construídas as propostas para a reformulação do Plano Nacional de Cultura. “Nós estamos com uma grande missão nesta semana: construir o Plano Nacional de Cultura. Ele será responsável por nortear as ações deste segmento. É uma honra fazer parte da delegação do Paraná e apresentar as demandas do Estado para construir a política nacional da cultura”, destaca Rosselane.
IMPACTO – O Plano Nacional de Cultura será responsável por guiar as políticas públicas do Governo Federal para os próximos dez anos. A secretária de Cultura de Toledo cita que o evento é uma celebração da cultura e um evento com a participação popular. “Nós teremos a participação de delegados governamentais e delegados da sociedade civil para debater e construir o Plano Nacional de Cultura”, destaca Rosselane.
A secretária de Cultura enfatiza que os delegados do Paraná apresentarão as demandas do Estado. “Queremos colaborar – de maneira efetiva – para a construção dessa grande política nacional em sua retomada. Um momento para fortalecer a política de cultura que tem um impacto gigante na vida das pessoas”, finaliza Rosselane Giordani.
Da Redação
TOLEDO