Secretário do Estado aponta potencialidade econômica de Toledo
“Devido as características econômicas do município, acredito que isso vai permitir que a malha ferroviária passe por aqui”, disse o secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes do Governo do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, em visita a Toledo, ao ser indagado sobre a possiblidade de implantação de terminal de transbordo e porto seco. O secretário cumpriu agenda no município na quinta-feira (6).
A Ferroeste foi pauta da visita. O secretário destacou que recentemente representantes do Governo do Estado estiveram em Toledo para iniciar os estudos de viabilidade de percurso na região. Ele citou que a ferrovia é fundamental para o progresso da região, que o Estado tem prioridade em traçar essa ação.
“Vou ampliar a perícia pela situação econômica da região, se será viável, e as evidências apontam que isso pode acontecer. Tira o fluxo de caminhões e reduz os riscos de acidentes nos grandes centros. A malha ferroviária interfere no valor da tarifa final, visa estabelecer traçado que baixe o custo do transporte em 30% de redução no valor com o trabalho ferroviário. O Estado pretende acelerar ao máximo essa ação. Os investimentos serão mais de R$ 10 milhões”, declarou.
Para o prefeito de Toledo, Beto Luniti, estreitar as conversas com o Governo do Estado permite estar mais próximo do desenvolvimento. “Precisamos trabalhar em harmonia. Estamos felizes com a atenção que Estado tem nos dado. Vivemos um tempo de dificuldade em representatividade nativa e estamos aprendendo com isso. Com harmonia tem prosperidade”.
TERMINAL DE TRANSBORDO – O secretário das pastas Planejamento e Urbanismo, Habitação e Obras Públicas e Infraestrutura Rural, Neuroci Antônio Frizzo, apresentou o projeto do contorno Oeste/Leste e a solicitando de um terminal de transbordo e porto seco.
“No traçado, próximo ao Biopark, pode atender a implantação de um terminal de transbordo, pois não é muito diferente de uma estação, o que muda é a área que precisa ser mais abrangente para que as empresas possam se instalar”, explicou o secretário ao salientar que o objetivo não é concorrer com Cascavel, mas sim servir como base a apoio. “Passou o tempo da disputa entre os municípios, mas de complementar a renda e a mobilidade”.
MALHA URBANA – Um dos gargalos que podem impactar no desenvolvimento do município, segundo a apresentação o secretário, envolve alguns trechos da malha urbana entorno de Toledo. A necessidade de intervenções nas rodovias 317, 585 e 163 são essenciais para o fluxo de veículos e escoamento das safras.
Frizzo pontou que integração no eixo das rodovias com a ferrovia será essencial para a mobilidade dos veículos. Além disso, ele apresentou que serão necessárias duplicações, intervenções, trincheiras e remodelagem de rotatórias compõe essa projeção do município com crescimento na região norte.
Sobre essa necessidade, o secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes do Governo do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, apontou qeu Toledo está no caminho certo ao adotar um plano de desenvolvimento integrado. Ele ainda destacou que no início da gestão do Governo do Estado foram disponibilizados R$ 350 milhões para projetos estruturantes e até momento foram utilizados efetivamente R$ 50 milhões o que dá margem para que seja protocolada a solicitação desse contorno.
AGRICULTURA
Durante sua passagem por Toledo, o secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes do Governo do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, também visitou algumas propriedades rurais para conferir a geração de energia (biogás). Ele reforçou a importância do produtor de Toledo e a representativa que essa produção tem para o Estado. “Está em discussão o Banco do Agricultor com incentivos e descontos de 3%. Precisamos saber se isso atende as expectativas e realidade dos produtores, se assim, vai melhorar a margem para conseguir investir”.
Da Redação
TOLEDO
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