Segurança Alimentar é debatida em encontro promovido pela Cozinha Social

Mais de 250 pessoas participaram do 1º Seminário de Segurança Alimentar promovido pela Prefeitura de Toledo, por meio do Departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Administração. O evento, realizado no Salão Cristo Rei nesta sexta-feira (14), integra a programação da 1ª Semana da Alimentação de Toledo. Estiveram presentes representantes dos cerca de 30 municípios, sendo 20 abrangidos pelo núcleo de Toledo da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab).

Em Toledo, segundo o presidente do Legislativo Municipal, vereador Leoclides Bisognin, o poder público tem feito sua parte em relação às políticas públicas para o setor. A administração movimenta a cadeia produtiva por meio da compra de alimentos do pequeno produtor e da agricultura familiar. “Além disso, a educação tem papel importante na conscientização. Podemos acompanhar dentro da Semana da Alimentação as ações e trabalhos realizados nas escolas municipais, focado nas crianças. Soma-se a isso a oferta de alimentos de qualidade através dos restaurantes populares, da merenda escolar e dos lanches oferecidos aos projetos e programas sociais”. 

Já o prefeito Beto Lunitti destacou a importância da construção de uma política pública sólida voltada à segurança alimentar. “É o cuidado da vida. Nós temos que ter consciência do papel que exercemos. Vejo aqui produtores rurais, pessoas ligadas à instituições, servidores públicos, gente interessada e que gosta de gente e que trabalha para que os toledanos consigam receber um alimento de qualidade”. O chefe do Executivo Municipal salientou ainda que cada ente federativo precisa cumprir sua função de promover o acesso a alimentos saudáveis. “Precisamos de uma política de segurança alimentar verdadeira, transformadora e inclusiva”, disse. 

O evento contou também com palestras importantes destacando o papel das esferas em processos de segurança alimentar e nutricional e dando panoramas locais, estaduais e nacionais. Entre os convidados estavam o promotor da 2ª Promotoria de Justiça de Toledo, José Roberto Moreira, que tratou sobre “Nota Técnica nº 01/2022”; a enfermeira e professora do câmpus local da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Tatiele Estefani Schönholzer abordará o tema “Saúde e segurança alimentar”; o doutor em Desenvolvimento Rural, mestre em Sociologia e especialista em Direitos Humanos, Irio Luiz Conti, que apresentou “Uma visão da fome, e a importância da política pública de segurança alimentar e nutricional”; e o representante do núcleo Curitiba da Seab, Valdenir Veloso Neto, falando sobre “A importância da Caisan [apoio da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional] no município”.

O evento teve ainda o lançamento do livro “Políticas Públicas de Combate à Fome: a trajetória dos restaurantes populares de Toledo/PR”, escrito pela professora da UTFPR e da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Mirian Beatriz Schneider. Antes disso, a autora – que é graduada em Ciências Econômicas, mestre em Desenvolvimento Econômico, doutora em História Econômica e pós-doutora em Economia Aplicada –  ministrou uma palestra com o mesmo título de sua obra literária. 

Para o organizador do 1º Seminário de Segurança Alimentar, o diretor da Cozinha Social, Luiz Bazei, o evento eleva o nome de Toledo nos cenários regional e estadual. “Consolida nossa posição de destaque em políticas públicas de segurança alimentar e nutricional”, concluiu.

Da Prefeitura de Toledo

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.