Segurança e prefeituras de Toledo e Irati vão compartilhar informações
A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e as prefeituras de Toledo e de Irati vão compartilhar informações gerais e de segurança, juntando Estado com município através da assinatura de um Termo de Cooperação Técnica para cada cidade. A medida vai permitir maior agilidade nas investigações e autonomia para que o município acesse algumas informações de interesse com mais facilidade.
As cidades de Irati e de Toledo agora poderão acessar os Boletins de Ocorrência Unificados (BOU), desde a confecção até consultas e demais informações. Os municípios também têm a possibilidade de verificar informações do Business Intelligence, ferramenta da Secretaria da Segurança que possui estatísticas criminais.
De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, o trabalho integrado e a aproximação com os municípios faz parte do planejamento estratégico da pasta para a melhoria da segurança pública.
“Por meio da assinatura destes termos de cooperação reforçamos o trabalho que a Secretaria vem desenvolvendo em prol da celeridade na pronta resposta aos paranaenses. Ao compartilhar essas informações com os municípios, também fortalecemos a agilidade no trabalho de policiamento da região”, ressaltou.
O Termo de Cooperação Técnica da Secretaria da Segurança Pública do Paraná com guardas municipais já contempla 29 cidades paranaenses. O objetivo do convênio é dar maior agilidade e eficiência ao trabalho das forças de segurança, integrando as guardas municipais ao sistema.
Também no mês de julho, foram assinados com as prefeituras de Fazenda Rio Grande e Guaratuba.
BENEFÍCIOS – O prefeito de Irati, Jorge Derbli, falou sobre a importância deste convênio, o qual reforça a parceria com o Governo do Paraná e o avanço para a área de segurança do município. “Estamos muito agradecidos pela parceria com esse sistema de segurança. Essa política está olhando para os pequenos municípios e atentos como um todo para a segurança do Paraná. Com isso quem ganha é a população”, afirmou.
“Será o ganho de tempo no atendimento da ocorrência. Agora poderemos consultar, de forma rápida, pendências dos cidadãos e também ter uma ação mais rápida, pois antes a gente perdia um tempo nas consultas com outros órgãos”, acrescentou o comandante da Guarda Municipal de Irati, Averaldo Lejambre.
De acordo com o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, todos os atos que se faz junto com a Secretaria da Segurança são fundamentais para que a população de Toledo tenha a efetiva condição de segurança pública.
“Este termo é um dos pontos que tratamos na nossa gestão. A conexão de câmeras de monitoramento com a Secretaria de Segurança dá o visual daquilo que acontece no território municipal. Isso é importante para a segurança de nossos municípios”, disse.
Da AEN
Comentários estão fechados.