Segurança rural é tema de reunião nesta quinta-feira
Nesta quinta-feira (20), o assunto em pauta de reunião com produtores rurais é a segurança pública no campo. O tema é recorrente nas rodas de conversas entre agricultores e pecuaristas que reivindicam melhores estruturas dos governos para o fortalecimento de ações de prevenção e combate aos diversos tipos de crimes constatados na área rural. O encontro começará às 19h, no auditório principal do Sindicato Rural de Toledo, na Avenida Ministro Cirne Lima, esquina com Rua Carlos Barbosa.
A expectativa é de participação das lideranças das comunidades rurais, dirigentes e membros de diretorias de associações representativas, bem como de demais produtores rurais interessados no assunto. O convite para a reunião é assinado pelo comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Jorge Aparecido Fritola, pelo delegado-chefe da 20ª Subdivisão de Polícia Civil, Alexandre Macorin, pelo secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Christian Goldoni, e pelos presidentes do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gafuri, e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Delvo Baldin.
Gafuri tem conversado com produtores rurais que chegam ao Sindicato Rural Patronal e relatam o anseio por um reforço na segurança pública. Muitas ideias surgem, dentre as quais, a instalação de câmeras de videomonitoramento nas sedes urbanas dos distritos e núcleos populacionais no interior do município, compartilhamento de imagens com as forças de segurança, reivindicação ao Governo do Estado para atender as necessidades de patrulhamento policial no campo, ampliação das ações de cadastramento e georreferenciamento de propriedades rurais, entre outras ações.
A mobilização e iniciativas de articulação com as autoridades é constante. Ainda em 2022, o Sindicato Rural de Toledo realizou visita técnica na cidade de Palotina, onde Gafuri foi recebido pelo presidente do Sindicato Rural daquele Município, Edmilson Zabott, que apresentou os detalhes da parceria com as forças de segurança, os investimentos realizados e a articulação com o poder público municipal.
Já em Toledo, representando os produtores rurais, Gafuri esteve em diálogo com o comando da 1ª Companhia da Polícia Militar de Toledo, onde foi apresentado pelo capitão Cajuhy o trabalho de cadastramento e georreferenciamento das propriedades rurais, visando criar condições para uma pronta resposta às solicitações. O cadastro possibilita que os policiais identifiquem rapidamente a propriedade, rotas de acesso e possíveis rotas de fuga para combater a ação dos marginais. Além disso, o Sindicato Rural requereu ao Governo do Estado mais uma equipe de Patrulha Rural.
Paulo Weber Junior
TOLEDO