Toledo instalará semáforo na Avenida Maripá para melhorar trânsito

Estimated reading time: 2 minutos
A Prefeitura de Toledo, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, iniciou o processo para a instalação de um semáforo no cruzamento da Avenida Maripá com a Rua Costa e Silva, a fim de melhorar o fluxo de trânsito e a segurança viária.
As melhorias incluem o prolongamento do canteiro central, construção de passagens de pedestres e adequação das rampas de acessibilidade para cadeirantes, além da instalação de um semáforo de três tempos.
“As colunas do semáforo já estão concretadas, agora estamos aguardando o período de cura do concreto para poder seguir com o restante dos equipamentos. No momento a Emdur está realizando a sinalização horizontal das faixas e afins, que deve ser finalizada nas próximas semanas”, comentou o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Rogério de Lima.
Rogério ainda concluiu, “A previsão é de que esta obra esteja cem por cento até a última semana de março. Além deste, estamos com diversos outros projetos, como a sinalização de vias públicas, a instalação de radares e até mesmo o estudo dos semáforos da cidade para verificar se é necessária a manutenção ou a troca de alguns”, ponderou.
A obra deve continuar após o feriado de carnaval, em que será finalizada a instalação da parte estrutural. Do dia 10 a 14 de março será realizada a instalação dos equipamentos semafóricos e da parte elétrica, incluindo o correto posicionamento de todos os componentes. De 17 a 21 de março o equipamento permanecerá em teste, ligado no modo alerta, amarelo piscante.
Segundo a coordenadora de Engenharia de Tráfego, Raquel Wesseling, “esse período serve para verificar o funcionamento de todo o sistema e também para alertar e habituar os condutores sobre o novo dispositivo. No dia 24 de março será a finalização da programação semafórica e no dia 25 de março o semáforo estará em funcionamento, realizando todos os ciclos corretamente”, explicou.