Servidores de Toledo recebem o benefício da aposentadoria
A servidora pública Simone Beatriz Ferrari iniciou a sua caminhada profissional em Ibema. Em 1998, ela retorna para Toledo por questões familiares e inicia a carreira profissional na Prefeitura, trabalhando na Secretaria de Assistência Social, no governo do então prefeito Derli Donin. No ano de 2000, por meio do concurso público, efetivou-se em Toledo. Ela passou a desenvolver e contribuir para a organização da área social, com organização e elaboração de vários programas, projetos de atendimento para a população.
Na última terça-feira (14), Simone assinou a portaria da sua aposentadoria, momento em que conclui sua carreira no serviço público. Com ela, outros servidores assinaram e participaram de um evento da administração. Trata-se de uma ação de valorização dos servidores municipais e o evento serve para que os profissionais relembrem sua história, recebam uma honraria e os agradecimentos da comunidade, por meio dos gestores municipais.
Simone Beatriz Ferrari é natural de Toledo, filha de Arno Ademar Ferrari (in memorian), marceneiro, e de Erica Ferrari (in memmorian), ambos pioneiros de Toledo e formou-se em serviço social pela Unioeste, em 1990, na segunda turma. É pós graduada em fundamentos do trabalho em serviço social pela Unioeste, em 1997.
Simone ainda exerceu cargo de chefia no escritório regional da Secretaria da Criança e Assuntos da Família, em Cascavel, no ano de 1995. Ela atuou como secretária de Saúde em Ibema em 1997 até junho de 1998.
Ela lembra ainda a sua contribuição em diversos momentos, como na transição das antigas creches, ligadas aos serviços de assistência social para a educação, garantindo assim o direito das crianças à aprendizagem. “Fomos pioneiros no Brasil neste processo, além da estruturação e garantia do direito à assistência social e diversas outras ações”, comenta a servidora que encerrou sua carreira atuando junto ao Fórum Wilson Balão.
A servidora também esteve à frente junto aos organismos do estado do Paraná e de Brasília, colaborando na estruturação do Sistema Único de Assistência Social (Suas), hoje em vigor em todos os munícipios, tais como a estruturação do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) que contribuiu para a elaboração de importantes documentos na área, como normas e regulações de serviços.
“No período, trabalhei nos governos de Derli Donin e José Carlos Schiavinato, e com a colaboração de vários colegas deixei a marca do trabalho sério, comprometido para o bem de todos. Atualmente, me aposento por tempo de serviço, junto a prefeitura de Toledo e sigo nos trabalhos, como professora universitária e de pós graduação, em áreas como políticas sociais, gestão pública, controle social, planejamento e orçamento das políticas sociais. Gratidão à Deus pelo dom e sabedoria desenvolvidos em favor da população e gratidão a todos que nestes anos, de uma maneira ou outra estiveram juntos na realização dos trabalhos”, afirma Simone.
A assistente social complementa que a amizade é tudo que leva do seu local de serviço. “Ao limpar as gavetas do local de trabalho, o sentimento é de dever cumprido como servidora pública do povo, pelo povo”.
Atualmente, Simone atuava no Poder Judiciário de Toledo e desempenhou o trabalho técnico, auxiliando os magistrados em processos, formando parte da família do Judiciário.
CONTRIBUIÇÃO – “Eu assinava essas portarias dentro do meu gabinete e pensava nos momentos vividos por quem se aposentava, sua contribuição na construção deste município, entre tantas outras coisas. Neste ano, conversei com a secretária [de Recursos Humanos] Marta [Fath] e resolvemos criar esse momento, simples, no entanto carregado de tantos significados e simbolismo”, disse o prefeito Beto Lunitti.
No ato, acompanhado por diversas autoridades, entre elas o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, o vereador Leoclides Bisognin, o promotor Giovani Ferri e a juíza Luciana Lopes do Amaral Beal, foram sancionadas as portarias do técnico desportivo Moacir José “Pato” Ansolin, das professoras Vera Lúcia Ferrari Bispo e Nilva Dal’Maso Rigotti, da assistente social Simone Ferrari e da analista em Tecnologia da Informação Elizabeth Timm Balcewicz, que presentes na cerimônia. Além destes, a auxiliar de Enfermagem, Miriam da Silva, teve sua portaria assinada, porém não participou do encontro.
Para quem sai, o momento é de emoção. “Eu comprei o primeiro computador da Prefeitura. Participei de diversos momentos importantes como a implantação da informatização e digitalização dos processos, a construção da nossa rede própria de fibra óptica, algo que revolucionou o fluxo de informações em Toledo, gerou economia aos cofres públicos e se tornou uma referência nacional. Acho que dei minha contribuição”, disse Beth Balcewicz.
Ao final, todos foram reconhecidos com uma placa de agradecimento pela passagem no serviço público. O ato foi organizado pela Secretaria de Recursos Humanos. “Valorizar os servidores municipais é algo buscado constantemente pela atual gestão. Esse momento é emocionante para eles, mas para nós também é muito gratificante e especial”, conclui a secretária de Recursos Humanos, Marta Fath.
Da Redação*
TOLEDO
*Com informações da Assessoria