Simepar: ‘Veranico’ pode fazer com que temperaturas cheguem a 39ºC

Nesta semana, as temperaturas devem superam as previstas para o inverno em Toledo. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) até o próximo sábado (21) as temperaturas devem oscilar entre mínima de 19ºC e máxima de 35ºC, ou seja, uma semana de ‘veranico’.

O onda de calor deve permanecer até o início da próxima semana. Para a terça-feira (24), a previsão meteorológica do Simepar aponta que os termômetros devem marcar como mínima 24ºC e máxima 39ºC. Na quarta-feira (25), a probabilidade de chuva é de 95% e, depois disso, as temperaturas devem baixar; no sábado (28), a mínima prevista é de 4ºC e a máxima é de 17ºC.

“Áreas de instabilidade se afastaram em direção ao Sudeste do Brasil (atuam na altura do Espírito Santo e Minas Gerais). No oeste paranaense continua bastante quente, com temperaturas acima dos 22°C em várias cidades”, pontua o meteorologista do Simepar, Samuel Braun.

Esse ‘veranico’ já era previsto pelo Simepar. “A expectativa para o inverno de 2021 é apresentar como características principais: poucos eventos de chuva, frequência maior de ocorrência de ondas de ar frio e seco, gerando episódios de frio intenso por vários dias consecutivos, inclusive com formação de geadas. Nevoeiros fazem parte da climatologia da estação, principalmente quando as massas de ar permanecem estacionárias sobre a região. Além disso, episódios de veranicos, que são vários dias consecutivos de tempo seco e quente, também são esperados nos próximos três meses, sendo mais frequentes a partir da segunda quinzena de agosto”, destaca a nota de Previsão Climática para o Inverno de 2021.

CHUVAS – A Previsão Climática para o Inverno de 2021 ainda pontua que a previsão do comportamento da precipitação no estado durante o inverno de 2021 “é ficar muito próxima da normal climatológica e até abaixo desse padrão. A exceção a essa regra ocorrerá na Região Litorânea, na qual a precipitação esperada seguirá a normal climatológica para a estação. A temperatura média vai seguir a climatologia para esta época do ano, com exceção dos extremos oeste, fronteira com o Paraguai e divisa com Mato Grosso do Sul e norte, divisa com São Paulo. Naquelas áreas do estado são esperadas temperaturas médias próximas da normal climatológica a ligeiramente acima desse padrão”.

UMIDADE RELATIVA DO AR – Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano deve estar entre 40% e 70%. Quando a taxa fica abaixo 30% é preciso ficar em alerta, pois essa condição pode acarretar prejuízos para a saúde.

Entre os dias 18 a 23, segundo o Simepar a variação nestes dias da umidade relativa do ar deve variar entre 15% a 43%. Na terça-feira (24), ela deve ficar entre 13% a 28% e só deve melhorar após a chuva prevista para a próxima quarta-feira (25).

Segundo o Ministério da Saúde, a baixa umidade do ar afeta diretamente a hidratação do organismo e dificulta todo o funcionamento do corpo, pois a água é fundamental para as células do organismo, ajuda a eliminar toxinas, transporte nutrientes, auxilia a lubrificar as mucosas e atua no processo de regulação da temperatura corporal e funcionamento dos órgãos.

Os sintomas mais comuns é garganta irritada, nariz seco que pode sangrar, pele ressecada, sensação de areia nos olhos, dor de cabeça e, aqueles que têm doenças respiratórias, como rinite e asma, os sintomas devem surgir com mais intensidade. Para evitar o mal-estar as dicas são de procurar não realizar exercícios físicos ao ar livre entre 11 horas e 15 horas, umidificar o ambiente com vaporizadores, recipientes com água, toalhas molhadas, entre outros, ficar protegido do sol sempre que possível e consumir água.

Da Redação*

TOLEDO

*Com informações do Simepar

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.