Sindicato abre treinamento de qualidade total na propriedade rural
Uma casa bem arrumada causa uma boa impressão para quem visita. Assim também deve ser a propriedade rural. Neste sábado (11), o Sindicato Rural de Toledo recebe os inscritos no primeiro treinamento deste ano que oferece conhecimentos teóricos e práticos de organização da propriedade.
O encontro terá início às 8h na sede do Sindicato. O instrutor Albertino da Silva Holek fará uma apresentação da metodologia do treinamento, conteúdos que serão abordados e ainda as perspectivas positivas para os produtores rurais. Dentre elas destacam-se os ganhos em produtividade a partir da gestão organizada para o andamento dos trabalhos no dia a dia.
A mobilizadora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR) junto ao Sindicato, Bruna Dal Pupo, comenta que este treinamento é destinado a produtores rurais que desejam implantar essa metodologia na propriedade rural com o objetivo de diminuir o desperdício e aumentar a produtividade no ambiente que será implantado.
Chamado de Kaizen, o curso adota metodologias dos já conhecidos programas de “5 S” antigamente chamados de “qualidade total”. De origem japonesa, a palavra “Kaizen” significa “mudança para melhor”. O curso traz consigo os sensos de utilização, ordenação, limpeza, padronização e disciplina.
A oferta deste curso é uma forma da entidade representativa da classe dos empregadores rurais contribuir para que o agricultor ou pecuarista melhorar os aspectos da propriedade, principalmente aqueles que implicam financeiramente. “É uma oportunidade de influenciar a rotina de trabalho positivamente”, salienta Bruna.
Além da parte teórica, estão previstas algumas atividades práticas que incluem visitas às propriedades rurais. A proposta é que nestas visitas seja possível identificar as realidades distintas que cada uma delas possui e intervir naquilo que for preciso para melhorar a dinâmica de trabalho no dia a dia.
Paulo Weber Junior
TOLEDO