Sintratol promove encontro para profissionalizar transportadores
Com a finalidade de trazer mais profissionalismo, principalmente, aos pequenos transportadores e para quem atua no segmento, o Primeiro Encontro do Transporte – Sintratol aconteceu, na última sexta-feira (7), nas dependências do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat).
Segundo o especialista em Gestão de Negócios e presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de Toledo (Sintratol) Allan Rodrigo Tressi, diante da sua atuação no setor passou a observar a necessidade em profissionalizar os transportadores associados da entidade. “Idealizamos esse evento com uma programação diversificada, com palestras específicas e técnicas. Nós falamos de gestão de pessoas, planilha de custo, formação de preço e questões jurídicas. São assuntos que vão agregar muito no cotidiano do nosso transportador”.
DESAFIO
Tressi explica que o maior desafio do setor está relacionado a mão de obra, como acontece com a maioria dos setores. “A dificuldade está relacionada a manter profissionais dentro da empresa e esse assunto foi abordado na palestra gestão de pessoas proferida por mim”.
O presidente do Sintratol complementa que gestão de pessoas é um tema que está em evidência e é muito importante para qualquer empresa. “São ações da empresa para conseguir manter os colaboradores dentro da empresa e com satisfação. Existe a necessidade de criar uma conexão entre a empresa e o colaborador, para que ele tenha vontade de permanecer em seu trabalho por questão financeira, satisfação pessoal e crescimento profissional”.
QUALIFICAÇÃO
Atualmente, o Sindicato Patronal do Transporte, em Toledo, possui 120 empresas associadas e todas foram convidadas para participar da primeira edição do encontro. A maioria é pequeno transportador, o foco do evento. Além disso, contabilistas das empresas, setores jurídicos e profissionais responsáveis foram convidados. Participaram do Encontro profissionais de Curitiba, Cascavel, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Maringá e demais municípios da região.
Para o gerente do Sest Senat Willian Rodrigo Scapini Teodoro, a entidade ‘abraça’ a causa do transporte com o Sintratol. “Nós precisamos fomentar e qualificar o transporte de Toledo e da região. A entidade tem buscado ampliar o atendimento na área do transporte com a qualificação profissional. Além disso, oferecemos diversos atendimentos nas áreas de saúde, psicologia e odontológico para Toledo e os demais municípios da região do Oeste do Paraná”.
APERFEIÇOAMENTO
O presidente do Sistema Fetranspar (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná), Coronel Sérgio Malucelli deu as boas vindas aos participantes e disse que o evento congrega empresas do transporte de cargas e entidades afins. “Abordar a temática no município responsável pela exportação de alimentos é fundamental. Em média 65% dos alimentos saem daqui para o mundo por meio do transporte de cargas e seguem em direção a Paranaguá”.
O Coronel Sérgio Malucelli destaca a importância de aperfeiçoar, qualificar e melhorar a gestão das empresas e dos agentes que fazem parte do Sistema. “O mundo passa por um momento geopolítico mundial e condição climática diferentes. Devemos qualificar as pessoas para fazerem frente ao que vem no futuro. Na governança moderna precisamos sentar e dialogar sobre os assuntos da atualidade”.
O Coronel Malucelli enfatiza que as empresas devem se adaptar ao mundo que está vindo. “O mundo está em processo de mudança. Hoje temos sete guerras em evidências e um mundo com alterações geopolíticas. São questões que trarão reflexos na logística mundial”.
Conforme o presidente da Fetranspar, todas as mudanças ainda estarão voltadas para a sustentabilidade. “Do contrário, podemos encontrar problemas sérios, como gestores. Sobreviverão aqueles que se adaptarem as mudanças e com as qualificações seremos nós e as empresas”.
Da Redação
TOLEDO