Sisu: processo seletivo é o caminho para ingressar na universidade pública

Ingressar em uma universidade pública é um dos sonhos dos estudantes. A formação superior abre caminhos para o mercado de trabalho. A grande procura pelas instituições públicas não é somente pela gratuidade na formação, mas também pelo peso que elas representam para o currículo e oportunidades que proporcionam.

Além do reconhecimento educacional, elas investem e promovem a realização de pesquisas científicas. Por isso, que o ingresso dos estudantes nessas instituições é desafiador e altamente concorrido. Atualmente, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é a única forma para o estudante conseguir uma vaga na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

O processo acontece em única etapa e uma vez por semestre. Ele é um processo seletivo informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), que oferece vagas em cursos presenciais de instituições públicas do ensino superior. O critério de classificação é o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nem mais recente.

A diretora de Graduação e Educação Profissional da UTFPR campus Toledo, Raquel Ribeiro Moreira, explica que o processo seletivo para o segundo semestre de 2021 a Universidade leva em consideração os candidatos que realizaram o Enem 2020. “Após o prazo final da lista de espera, a instituição poderá abrir edital para alunos que fizeram o Exame em anos anteriores, caso ainda tenha vaga”, cita.

O campus da Universidade em Toledo oferta para o segundo semestre deste ano, 296 vagas distribuídas entre os sete cursos de graduação: Engenharia Civil (44 vagas), Engenharia Eletrônica (44 vagas), Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia (44 vagas), Engenharia de Computação (44 vagas), Tecnologia em Sistemas para Internet (40 vagas), Tecnologia em Processos Químicos (36 vagas) e Licenciatura em Matemática (44 vagas).

PANDEMIA – A pandemia da Covid-19 impactou todo o sistema educacional prova é o Enem 2020, pois ele teve a maior abstenção da história. No entanto, Raquel pontua outros fatores que acabaram prejudicando os estudantes pré-universitários neste período.

“A pandemia acabou impactando na formação dos alunos que não concluíram o Ensino Médio/Técnico porque não conseguiram terminar os estágios; outros tiveram que parar os estudos para trabalhar e ajudar a família; e ainda muitos adolescentes e jovens tiveram que adiar o sonho de entrar na universidade porque não tinham os equipamentos técnicos para acompanhar os estudos remotamente”.

Para quem concluiu o Ensino Médio mas não conseguiu fazer o Enem 2020, a diretora de Graduação e Educação Profissional da UTFPR campus Toledo, Raquel Ribeiro Moreira dá uma boa notícia. “Costumeiramente sobram vagas no processo seletivo do segundo semestre. O estudante que não conseguiu fazer o Enem por conta de dificuldades, mas tem o histórico escolar deve estar atento ao site da Universidade que existe a possibilidade de abrir edital para completar as vagas”, cita Raquel.

Depois da realização de todas as chamadas, a UTFPR divulga o quadro de vagas que ainda restam e realiza um último processo de seleção para preenchimento. Nesta etapa, também dá para concorrer com as cinco edições anteriores do Enem ou histórico escolar do Ensino Médio, de acordo com o quadro de vagas restantes.

O primeiro semestre de 2021 encerra no dia 4 de setembro. Raquel explica que as aula acontecem 100% no sistema remoto porque mais de 50% dos estudantes não são de Toledo. O segundo semestre de 2021 inicia no dia 23 de setembro. “Há um estudo para a transição de alguns disciplinas para o sistema híbrido. Todo o contexto epidemiológico e os decretos em vigência estão em análise para essa decisão”.

PARTICIPAR – O prazo para se inscrever no Sisu encerra hoje (6). Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada, apenas o estudante que participou do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obteve nota na redação maior que zero e não tenha participado na condição de treineiro.

O acesso ao sistema de inscrição do Sisu é realizado com Login Único do governo federal, mediante uma conta gov.br. O candidato pode escolher até duas opções de cursos. É possível alterar suas opções durante as inscrições. Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no Exame. “Não existe uma comissão que avalia os candidatos e suas notas. A classificação é feita pelo sistema informatizado. Por isso que o desempenho no Enem é tão importante para o Sisu e outras modalidades de seleção”, enfatiza Raquel.

Através do Sisu o candidato pode escolher qual universidade do país gostaria de ingressar e o curso que mais se identifica. “Todas as universidades federais do país têm como sistema de seleção o Sisu. Neste sentido, a nota do Enem é fundamental”.

O Enem foi criado em 1998 e tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do Exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores. Ele é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, cerca de 500 universidades já usam o resultado do exame como critério de seleção para o ingresso no ensino superior, seja complementando ou substituindo o vestibular. “O campus da UTFPR em Toledo foi inaugurado em 2007 e a partir de 2009 a Universidade aderiu ao Sisu. A UTFPR faz 100% da seleção por meio do Sisu, duas vezes ao ano”, finaliza.

CRONOGRAMA

Após o período de inscrição, os candidatos devem estar atentos as datas do Sisu. O dia 10 de agosto é a data do resultado da chamada regular. Já os dias 10 a 16 de agosto é o prazo para participar da lista de espera. A matrícula da chamada regular deverá ser realizada entre os dias 11 e 16 e a convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições será a partir do dia 19 de agosto. Todas as informações estão no site da Universidade no endereço: http://www.utfpr.edu.br/campus/toledo.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.