Técnicos, pesquisadores e servidores do IDR-PR participam de curso para organizar eventos
O curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, por meio da professora Doris Mariani Junges, promoveu uma capacitação aos técnicos, pesquisadores e servidores do Instituto de Desenvolvimento Regional do Paraná (IDR-PR), de Toledo. A capacitação foi dividido em três etapas e o encerramento aconteceu no mês de março.
De acordo com o gerente regional do IDR-PR, Ivan Decker Raupp, ao todo participaram 62 servidores de Toledo e do estado do Paraná. “A professora repassou informações sobre como organizar eventos. No curso, conseguimos atingir servidores do município, da região e de todo o Estado”.
Entre os assuntos abordados destacam-se as organizações de Seminários, de Dias de Campos, de eventos remotos, enfim. Raupp menciona que os servidores adquiriram novos conhecimentos sobre a organização de cerimoniais, como seguir os protocolos, organizar as bandeiras, coordenar e executar os eventos presenciais ou remotos. “Existe um protocolo a ser seguido quando participam as autoridades, desde a composição da mesa, das bandeiras, de suas falas, entre outras questões”.
O chefe do IDR, em Toledo, explica que uma instituição pública precisa primar pela qualidade do evento. “Além das questões dos protocolos, outros pontos precisam ser observados para que a informação técnica seja absorvida com qualidade, como ter um ambiente adequado, uma boa iluminação, um som acertado. Assim como manter a segurança, o cuidado da imagem e a postura de cada palestrante. Além do conforto das pessoas que acompanham o evento”.
Raupp complementa que um evento para ser bom precisa encantar todos os envolvidos. “Todas as sensações envolvidas são importantes para a absorção de informação. De maneira, é possível qualificar a transferência de tecnologia que dá apoio aos servidores na realização de eventos técnicos de qualidade para que as informações possam ser absorvidas pelo agricultor e transformadas em melhorias na propriedade”.
APRIMORAMENTO – A parceria entre a Unioeste e o IDR-PR contribui para o aperfeiçoamento dos servidores. Conforme Raupp, um aspecto inovador na pandemia foi a capacitação em plataforma digital para realização de eventos. “O Instituto possui algumas licenças para a realização de eventos”.
Ele recorda que o Instituto promoveu, em 2021, um grande evento para abordar, por exemplo, a utilização de dejetos de animais na fertilização de culturas anuais”, lembra Raupp ao acrescentar que o evento teve a participação de técnicos e de agricultores. “Como esse evento foi on-line; ele ficou gravado nas plataformas digitais e teve um alcance de em torno mil participantes. São estratégias mais práticas chegando ao produtor”.
Neste momento, o IDR em parceria com o Senar organiza um evento e possui como tema energias renováveis. “O evento será transmitido de maneira digital e teremos a participação de aproximadamente 100 participantes. São essas ações que justificam a nossa busca pelo aperfeiçoamento e a parceria com a Unioeste”, finaliza o chefe do IDR de Toledo, Ivan Raupp.
Da Redação
TOLEDO