Aplicação de termografia vai ser discutida em palestra na Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Toledo

A Associação de Engenheiros e Arquitetos de Toledo (AEAT) realizará no próximo dia 06 de junho, quinta-feira, uma palestra sobre aplicação e conceitos básicos de termografia. O objetivo é trazer mais conhecimento aos profissionais da área a respeito da tecnologia, a qual
já é utilizada há muitos anos em diversos setores, e agora, também, na construção civil.
Devido à sua grande eficiência em diversas atividades, a termografia vem sendo amplamente usada em obras industriais, residenciais, em indústrias dos setores de manutenção e nos setores elétricos e hidráulicos. Hoje é considerada uma ferramenta que pode contribuir muito dentro das engenharias como um todo.


Engenharia civil e termografia


A construção civil é um setor que vem crescendo de forma acelerada. E para acompanhar essa expansão, diversas tecnologias têm sido aplicadas, sejam de produtos, matérias-primas ou técnicas. A termografia consiste em uma técnica de registro gráfico das temperaturas de diversos pontos por detecção da radiação infravermelha. Na construção civil, tem sido empregada para a detecção de vazamentos, na inspeção térmica de entorno de novas obras e em testes térmicos para conservação de patrimônio histórico, por exemplo. A aplicação permite a visualização da edificação, possibilitando a identificação da presença de elementos e problemas ocultos.
“As aplicações são bem variadas, mas, por exemplo, em obras já prontas com utilização de câmeras termográficas, é possível detectar umidade ou vazamentos, entender sua origem e tratá-las, sem a necessidade de uma quebra de estrutura para procurar o problema. Da mesma forma, é possível utilizar durante a execução de obras, em concretagem de lajes, em pisos, vigas, coberturas de alvenaria ou gesso”, afirma Douglas Rodrigues da Silva, Diretor da empresa Alpes Automação.
“Este equipamento serve para detectar calor e variações de temperatura por meio de radiação. Em cada tipo de utilização, o profissional da área vai interpretar e identificar o que pode estar acontecendo e como o problema pode ser resolvido.”, explica Douglas.
A ideia de trazer o assunto para os profissionais de Toledo e região surgiu do interesse da AEAT em capacitar os profissionais da região com ferramentas e novas tecnologias que podem ser aplicadas nas atividades que já vêm sendo realizadas. “Essa palestra vai nos trazer novidades tecnológicas e novas formas de utilizarmos a termografia em nossas atividades. Vamos poder entender como usar os equipamentos em diversos setores da cadeia produtiva das engenharias.”, explica o Presidente da AEAT, Turíbio Holsbach.


Sobre o evento

A palestra acontecerá em parceria com a Mútua/PR – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA e será aberta ao público. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser feita previamente pelo link disponível na Bio do Instagram da Associação (@aeat_toledo).

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.