Toledo adere ao Projeto Educar PRF para estudantes
Da Redação
TOLEDO
Esta semana, na unidade do Sest/Senat em Toledo, aconteceu a abertura do projeto Educar PRF. A secretária de Educação Marli Gonçalves Costa e o superintendente da PRF no Paraná, inspetor Fernando Cesar Borba de Oliveira, assinaram o termo de adesão. Serão atendidas diretamente aproximadamente 730 estudantes da educação infantil e ensino fundamental da Escola Municipal Professor Henrique Brod. “A integração é uma característica das ações da PRF na região, no Educar PRF em Toledo o Sest/Senat será parceiro importante para o envolvimento de toda comunidade”, comentou o inspetor Fernando Cesar Borba de Oliveira.
O Educar PRF é voltado para o desenvolvimento de atividades pedagógicas de educação para o trânsito nas escolas públicas e/ou particulares, do ensino Infantil, Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), que tem como propósito a busca pela formação de cidadãos éticos, capazes de refletir sobre o contexto em que vivem e de atuarem como agentes transformadores para construção de um trânsito mais seguro, a partir da mudança positiva de atitudes.
Para isso, inclui-se transversalmente a temática trânsito na rotina escolar, objetivando conscientizar crianças, adolescentes, professores, colaboradores, famílias e comunidade no entorno da escola, sobre a importância das normas de trânsito, circulação e conduta harmoniosa, promovendo respeito mútuo, cidadania e uma cultura de paz no trânsito.
O projeto será desenvolvido pela primeira vez na cidade de Toledo, como piloto na Escola Municipal Professor Henrique Brod, podendo ser futuramente implantado em toda a rede municipal de ensino. “Com o Educar PRF, as aulas das diversas disciplinas são ministradas agregando-se elementos, exemplos e informações ligadas ao trânsito, despertando, paralelamente aos conteúdos curriculares, o interesse dos alunos na temática. Atividades teóricas e práticas permitem a troca de experiências e saberes dentro e fora da escola, que efetivamente transformam atitudes em ação”, finalizou o inspetor da PRF.