Toledo cria 290 novos empregos em abril, de acordo com Caged
O município de Toledo fechou o mês de abril com saldo positivo de 290 empregos com carteira assinada. O balanço é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgado na quarta-feira (29) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O resultado de abril decorreu de 3.269 admissões e de 2.979 desligamentos.
O gerente da Agência do Trabalhador de Toledo e diretor do Departamento de Emprego e Renda da Secretaria de Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico (AgroDesenvolvimento), Amir Kanitz, cita que até o fim de abril deste ano, Toledo estava com 61.968 pessoas formalmente empregadas. O maior crescimento do emprego formal no mês de abril ocorreu no setor de serviços, com 203 vagas preenchidas. No período, 1.308 trabalhadores foram contratados e 1.105 empregados foram demitidos.
O segundo setor com maior número na geração de emprego em abril foi comércio com o saldo positivo de 112, ou seja, foram realizadas 724 admissões e 612 desligamentos.
A Indústria empregou 903 trabalhadores e demitiu 878, gerando um saldo positivo de 25 e, por último, a Agropecuária teve um resultado positivo de três. No período, foram realizadas 82 contratações e 79 demissões.
VARIAÇÃO
A área da construção civil apresentou queda na geração de emprego em abril. No período foram realizadas 252 admissões e 305 desligamentos, ocasionando um saldo negativo de -53.
O gerente da Agência do Trabalhador salienta que o grupo tem buscado entender. “Contudo, imaginamos que alguma grande obra encerrou os serviços e realizou o desligamento em massa”. Ele acredita que os trabalhadores, provavelmente, serão readmitidos por uma construtora na sequência. “Os números da construção civil, de maneira geral, são gigantes no município e essa variação não é considerado um problema”, pontua.
AVALIAÇÃO
Kanitz avalia que no ano de 2024, até o momento, o saldo é positivo entre desligamentos e admissões, em um total de 2.035 empregos. “Um dado interessante é que esse número positivo representou um total de 243 mulheres em relação a apenas 47 homens”.
O gerente da Agência do Trabalhador de Toledo complementa que a faixa etária que mais ocupou vagas foi a que fica entre 18 e 24 anos (138 no total), o que representa um número interessante de pessoas entrando no mercado de trabalho.
AÇÕES
Kanitz ainda pondera que a Agência do Trabalhador realizou um mutirão de empregos na Vila Pioneira, com mais de 200 entrevistas. A equipe reuniu 11 empresas e elas realizaram as entrevistas.
Durante o mutirão de empregos, a equipe observou que mais de 1/3 das pessoas nunca estiveram na Agência do Trabalhador. “Esse indício indica a importância da equipe ir até a comunidade levando as oportunidades de trabalho”, menciona Kanitz.
Outro fator destacado pelo gerente é a abertura de mais cursos na Agência do Trabalhador. “A equipe atua na busca do preenchimento de vaga e ele deve acontecer com pessoas com qualificação. Nós estamos investindo em mais cursos e mais sabedorias para os trabalhadores e esse tem sido o nosso principal desafio”, finaliza Kanitz.
Da Redação
TOLEDO