Toledo inicia vistoria de ônibus, micro-ônibus e vans do transporte escolar
Começaram nesta terça-feira (23) as vistorias nos veículos que realizam o transporte escolar em Toledo. O trabalho é coordenado pelo Setor de Fiscalização de Trânsito, vinculado à Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU).
Até sexta (26), em dois horários (8h30 às 11h30 e 14h às 17h), cerca de 100 veículos passarão por fiscalização, que será realizada em duas fases: a primeira, entre terça e quarta (23 e 24), as vistorias ocorrerão na sede da SSMU e serão destinadas a micro-ônibus e vans que realizam o transporte escolar urbano; na quinta e sexta (25 e 26), a vistoria, direcionada ao micro-ônibus e ônibus do transporte escolar rural, terá lugar no Centro de Eventos Ismael Sperafico.
Em ambas as situações, os fiscais observarão se os veículos cumprem regras estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro e normativas relacionadas à segurança do transporte escolar. No caso daqueles que atuam na área rural, também haverá uma averiguação se estes obedecem às exigências do contrato firmado com a Secretaria Municipal da Educação (Smed).
O coordenador de concessão e pátio de veículos da SSMU, Thomaz Wagner da Silva, destaca que o trabalho tem como prioridade garantir que o serviço oferecido pelas empresas de transporte escolar está sendo prestado com qualidade e segurança. “A vistoria analisa tanto a documentação dos condutores quanto o estado dos veículos, se estes possuem assentos, cintos de segurança, extintor, pneus, saídas de emergência, iluminação e câmera de ré funcionando perfeitamente. Cumpridas estas condições, a autorização é dada para o período de seis meses”, explica. A vistoria do transporte escolar em Toledo é realizada duas vezes por ano, sempre nas férias letivas. Além de verificar a situação dos veículos, a fiscalização também faz uma análise dos documentos pessoais do condutor, como certidão negativa criminal, curso de condutor de transporte escolar, carteira de saúde e documentos do ônibus, micro-ônibus ou van.