Toledo terá novo sistema de estacionamento rotativo

Estacionar nas regiões centrais da cidade poderá ficar mais prático para o condutor. Um projeto em estudo prevê mudanças no Sistema de Estacionamento Regulamentado, o EstaR. O novo sistema irá ampliar o tempo de tolerância para duas horas, encerrar as cobranças com os agentes ou pontos de vendas e permitir mais rotatividade. O novo sistema está previsto para entrar em funcionamento no próximo ano.

De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Arthur Rodrigues de Almeida, o novo sistema está em processo licitatório. O valor do investimento ainda não foi definido e o sistema é pioneiro na região Oeste.

“Nós visitamos algumas cidades que já implantaram esse sistema como Araucária (PR) e Blumenau (SC) e constatamos que ele facilita muito as regiões com maior fluxo de veículos. É um sistema que vai agilizar a rotatividade e dar melhor condição para os munícipes/condutores na região central da cidade”.

CONTROLE – Almeida explica que o novo sistema é controlado por via satélite. A área abrangida será dividida em quadras. De acordo com o secretário, com o novo sistema o Município pretende ampliar a área de estacionamento.

“Cada quadra será numerada e nesse sistema o condutor terá direito a duas horas de estacionamento gratuito em um local. Após esse período, ele terá que sair da vaga e se quiser estacionar novamente, escolher outra quadra onde terá novamente mais duas horas de estacionamento”, comenta.

O veículo que ultrapassar o período determinado e continuar na vaga receberá automaticamente uma multa no prontuário. O controle do período será feito através de veículos com leitor e localização via satélite.

“Estamos adquirindo duas viaturas com câmeras específicas para identificar a presença do carro. É importante frisar que o tempo começa a contar a partir do momento da identificação do veículo na vaga de estacionamento e não há prazo de carência. A identificação com a contagem do tempo é automática”, complementa o secretário

PRATICIDADE – Para facilitar o controle do tempo de estacionamento, Almeida cita que o condutor poderá cadastrar o seu telefone celular para receber mensagens informativas sobre o encerramento do tempo, desta forma evita ultrapassar o período de duas horas e, consequentemente, a multa.

“Além disso, o condutor também poderá receber mensagens com informações da prefeitura sobre assuntos de interesse da comunidade, como campanhas de vacinação, trechos interditados e demais atividades do trânsito”, pontua.

O condutor que ultrapassar o período no estacionamento poderá pagar multa de R$ 195. “É importante lembrar que o munícipe/condutor terá a tranquilidade de até duas horas de estacionamento grátis. Após esse período ele terá a multa. O Município não visa lucro com esse novo sistema. Nós queremos a rotatividade para atender a demanda de todos que utilizam o trânsito”, esclarece.

Com a implantação do novo sistema, o secretário Almeida salienta que o horário de funcionamento do estacionamento rotativo poderá sofrer alterações, ampliando para atuar das 8 horas às 18 horas de segunda-feira a sexta-feira e com horário diferenciado aos sábados. As equipes que atuam no EstaR também serão remanejados para atender ao novo sistema como o veículo de rastreamento e outros serviços de competência da guarda municipal”, conclui.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.