Trânsito de Toledo: balanço de 2023 aponta redução de vítimas
O balanço dos acidentes de trânsito ocorridos em Toledo – durante o ano de 2023 – aponta que ocorreu uma redução no total de vítimas de sinistro de trânsito, no comparativo aos anos anteriores. Os dados são apurados pela Secretaria Segurança e Mobilidade Urbana, por meio do Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans).
Segundo as estatísticas a redução mais significativa foi em relação ao número de óbitos – com queda de 13,33%. Em 2022, foram registradas 15 mortes, enquanto que no ano passado, foram 13 vítimas fatais. Já no comparativo a 2021, a queda é 61,76%, pois ocorreram 34 óbitos. Em relação aos registros ocorridos no perímetro urbano e na zona rural, no ano passado foram 1224 casos – redução de 3,77% no comparativo de 2021 (com 1272) e de 9,8% em relação a 2022 (com 1357).
Na avaliação do secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Christian Guilherme Goldoni, os números refletem uma série de ações contínuas desenvolvidas pela pasta. “Em 2023 foram desenvolvidas diversas ações nos três E – (Educação de Trânsito, Engenharia de Trafego e Esforço Legal) que compõe o Departamento de Trânsito, onde foi intensificado palestras em escolas e campanhas educativas, juntamente com todos os trabalhos de engenharia de tráfego”, pontua.
Goldoni também destaca que ocorreram investimentos e melhorias na trafegabilidade urbana, além da revitalização da sinalização das principais vias da cidade e de diversos bairros e distritos do município. Outro ponto citado por ele foi a intensificação na fiscalização com os demais órgão de segurança – fator que em ações com mais eficácia e resultados.
VÍTIMAS DO TRÂNSITO – O balanço aponta que, em 2022, o número de vítimas de sinistro no trânsito no município envolveu 1644 pessoas (124 a mais do que em 2021). Já no ano passado, foi registrada uma redução de 10,58% – o que resultou em 1470 vítimas.
Em relação aos tipos lesão, o estudo indica que elas se mantiveram na mesma proporção no comparativo dos últimos três anos. Em 2021, foram registrados 1050 ferimentos leves; 1170 em 2022 e 1052 no ano passado. Em 2022, 232 pessoas sofreram ferimentos graves sem risco à vida, já em 2023 foram 285 vítimas – uma queda de 11,76%. Os dados não são satisfatórios em relação aos casos que evolvem vítimas com ferimentos graves com risco à vida, pois apresentou elevação de 3,85% passando de 52 registros, em 2022, para 54, no ano passado.
INVESTIMENTOS – A Secretaria de Mobilidade Urbana investiu mais de R$ 4,6 milhões para melhorar as condições de sinalização das vias do município. Segundo o secretário, receberam melhorias todas as vias principais da cidade que possui um fluxo constante de veículos, tendo a revitalização da sinalização horizontal e vertical, junto a implantação de alguns equipamentos de semáforos e dispositivos auxiliares como travessia elevada e lombadas que contribuem para garantir a segurança nestas vias.
Foi realizado um trabalho nos bairro, com a sinalização de todos os cruzamentos de alguns deles, com o intuito de garantir maior segurança na trafegabilidade dentro dos bairros, com a redução de conflitos e acidentes de trânsito. “Trabalho este que foi realizado nos principais distritos do município também, com toda revitalização da sinalização, garantindo maior segurança na trafegabilidade e a redução de conflitos e possíveis acidentes”, explica o secretário.
Na região central, conforme Goldoni, ocorreu uma revitalização de sinalização junto a um novo modelo de estacionamento rotativo que reduziu o fluxo de veículos e conflitos. “Anteriormente muitos veículos circulavam por várias quadras a procura de uma vaga de estacionamento e, agora, com a oferta de vagas de estacionamento em todas as quadras, reduziu esta circulação de veículos que em muitos casos acabava se envolvendo em acidente por estar procurando vagas para estacionar”, destaca.
Da Redação
TOLEDO