Mais travessias elevadas de Toledo recebem pontos de sinalização luminosa
A travessia à noite em diversos pontos da cidade ficou mais segura após a implementação de um novo sistema de sinalização luminosa em oito pontos da cidade com travessia elevada. Após o resultado positivo com a implementação do dispositivo instalado em frente ao câmpus Toledo da Faculdade Assis Gurgacz (FAG), na avenida Ministro Cirne Lima, o Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans), da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SSMU), fez a novidade chegar a mais sete lugares.
Destes, dois foram em cruzamentos (Avenida Ministro Cirne Lima com a Rua Vicente Roos e Rua Primeiro de Maio com Rua Herval) e cinco em locais com grande circulação de pessoas (Avenida Maripá, em frente ao número 4231; Rua Primeiro de Maio, em frente ao número 628; Rua Irmão Nicolau [em frente à Usina do Conhecimento], Rua Raimundo Leonardi [em frente à Casa do Tarzan] e Rua Haroldo Hamilton, em frente ao número 478 [em frente ao Shopping Panambi]. Estes locais agora contam com uma sinalização diferenciada, que permite aos condutores enxergarem melhor os pedestres que estão atravessando a via.
Os dispositivos só funcionam no período noturno e não estão sujeitos a desligamentos por falta de eletricidade, pois suas baterias são movidas a energia solar, captada por meio de placas fotovoltaicas localizadas sobre a sinalização, que são carregadas durante o dia. “Para otimizar a energia armazenada, elas só funcionarão de forma plena quando houver pedestres próximos à travessia elevada, sendo que estes serão detectados por sensores de movimento e câmeras. Em outros momentos, a luminosidade diminuirá um pouco”, explica o engenheiro de tráfego do Deptrans, Fabiano Faria.
A escolha desses lugares específicos para implementação da novidade é justificada pela grande circulação de pessoas nesses locais. “Foi implantado na frente de igrejas, lago, faculdades e praças, onde temos fluxo de pedestre no período noturno, podendo contribuir para melhor visibilidade do pedestre e consequentemente maior segurança”, observa Fabiano, que acrescenta que o Deptrans planeja expandir essa inovação e colocá-la em outros pontos do município, conforme demanda.