Trilha no Parque Linear Sanga Pinheirinho abre programação do Dia da Árvore

A programação alusiva ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, teve início nesta quinta-feira (9) com a “Trilha Interpretativa – Se essa mata ciliar fosse minha”, atividade que envolveu os alunos das turmas do 5º ano vespertino da Escola Municipal Ivo Welter. Após alguns metros de caminhada, eles foram ao Parque Linear Sanga Pinheirinho, onde puderam conhecer algumas das espécies de árvores que o espaço abriga.

As principais – angico vermelho, canafístula, ipê roxo e louro pardo – estavam identificadas com placas instaladas horas antes por servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SMDAS), que organizou a trilha em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed).  “As crianças estavam ansiosas por esta atividade, feita ao livre, em contato com a natureza. É algo importante, que as anima depois de tantos meses mal saindo de casa e da escola por causa da pandemia”, relata a professora Solange Aparecida Pomini Souza, que estava acompanhada pela colega Antônia da Costa Silva, titular da outra turma.

A “Trilha Interpretativa – Se essa mata ciliar fosse minha” voltará a ser realizada em mais cinco oportunidades: no dia 13 no Parque Linear Rio Toledo/Parque Sônia Alves com alunos da Escola Municipal Olivo Beal, no dia 14 no Parque Linear Rio Toledo/Lago dos Pioneiros com estudantes da Escola Municipal Reinaldo Arrosi, no dia 15 no Parque Linear Rio Toledo/Piá Ambiental com discentes da Escola Municipal Jardim Concórdia, no dia 16 no Parque das Araucárias com alunos da Escola Municipal Jardim Concórdia e, em data a ser definida, no Parque Frei Eusébio com estudantes da Escola Municipal Anita Garibaldi. “A exemplo do que os cílios fazem com os olhos, a mata ciliar protege os rios da terra, do lixo, de tudo aquilo que o faz transbordar. Por isso é importante ensinarmos as crianças a preservar estes espaços, mantê-los limpos, pois eles são fundamentais para termos um meio ambiente equilibrado”, pontua a gestora ambiental e bióloga da SMDAS, Lilian Cardoso. “O objetivo desta atividade é sensibilizar as crianças para o reconhecimento das árvores presentes no entorno de onde moram, com ênfase ao uso dos parques municipais”, acrescenta a coordenadora da Central de Valorização e Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento (SMDAS), Thaisa Dullius.

Demais atividades

O ponto alto da programação será no próprio dia 21 (terça-feira), quando, às 9h, será reaberta para o público a Trilha Ecológica do Diva Paim Barth em solenidade que reunirá diversas lideranças do município. A partir de então, até o dia 30, o espaço poderá receber, diariamente das 9h às 10h e das 14h30 às 15h30, quatro grupos de dez pessoas mediante agendamento pelo (45) 99125-2210. 

Por este mesmo número será possível agendar sua participação no “Domingo na Trilha”, programado para 26 de setembro e 3 de outubro. Na ocasião, será possível que as famílias toledanas voltem a frequentar o espaço em cinco opções de horários: 9h15, 10h30, 14h, 15h15 e 16h30.

Amanhã (10), das 14h às 16h30, será ministrada, na Sala de Treinamento da Vigilância Epidemiológica, uma formação em educação ambiental dos agentes de endemias. Estes profissionais receberão, ao final do evento (que também será prestigiado por motoristas e catadores que executam a coleta seletiva), materiais impressos com roteiros e sacos de ráfia que serão entregues nas residências do Jardim Bandeirantes, um projeto piloto que tem em vista a presença do ecoponto itinerante que será realizado no bairro no próximo sábado (18), das 9h às 12h, com o objetivo de receber resíduos volumosos, resíduos verdes de poda e varrição, e de materiais recicláveis.

A programação alusiva ao Dia da Árvore conta ainda com eventos voltados à difusão dos conhecimentos. No dia 23, às 14h, ocorrerá a segunda edição do seminário virtual do projeto “Juventude e Meio Ambiente: Espaços Verdes em Áreas Urbanas e Qualidade de Vida”, que será ministrado via Meet por profissionais da Itaipu Binacional para jovens de até 29 anos de idade.  No dia 28 serão ministradas duas oficinas de produção de mudas de suculentas “Verde que te quero perto” a frequentadores do Centro de Revitalização da Terceira Idade (Certis): das 8h às 9h, no do Jardim Coopagro; das 10h às 11h, no da Vila Pioneiro.

[rl_gallery id="85711"]

Da Prefeitura de Toledo-PR

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.