UDC do Encantado do Oeste faz ação alusiva ao combate ao trabalho Infantil

O dia 12 de junho é marcado como dia mundial contra o trabalho infantil e a UDC- Unidade Descentralizada do CRAS do Encantado do Oeste,  por meio do CRAS e Secretaria de Assistência Social, realiza durante este mês de junho um lindo e importante trabalho de orientação social com a pedagoga Carla Chaves que faz atividades lúdicas e pedagógicas afim de conscientizar as crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) sobre a importância de conhecerem o que é o trabalho infantil objetivando o seu combate.

O Trabalho Infantil é caracterizado pelo trabalho realizado por crianças e adolescentes abaixo da idade mínima permitida pelo país. A idade mínima para o trabalho no Brasil é de 16 anos. Entretanto, o Adolescente a partir dos 14 anos pode trabalhar como aprendiz, que é um trabalho que se vincula a uma empresa com contrato especial por um prazo determinado e com objetivo de preparar esse adolescente para o mundo do trabalho.

Já os adolescentes entre 16 e 17 anos podem trabalhar desde que não realizem trabalhos insalubres, perigosos, noturnos, penosos e prejudiciais à moralidade. Também não podem prejudicar o seu desenvolvimento psíquico, físico, moral e social e que não prejudiquem sua frequência escolar, o que é prioridade.

A vereadora licenciada e Secretária de Assistência Social Elizandréia Pardinho destaca: “Esse trabalho desenvolvido por meio do SCFV é de suma importância para reforçar aos nossos usuários atendidos, nessa temática especialmente com as crianças e adolescentes a importância de combater o trabalho infantil, visto que prejudica uma infância saudável de brincadeiras, aprendizagem, socialização, e qualidade de vida. Nós enquanto sociedade precisamos estar atentos e denunciarmos caso conhecermos ou presenciarmos situações de trabalho infantil”.

Por fim, ela ainda reforça que para denunciar pode ligar anonimamente para o disque   100, ou no telefone do Conselho Tutelar 3528-8482 e 9 9153-5173 (plantão) ou da Secretaria de Assistência Social 3528-8487, ou ainda com alguém que trabalhe na Secretaria de Assistência Social e da Mulher.

ASSIS CHATEAUBRIAND

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.