UNILA sedia 3º Congresso de Internacionalização da Educação Superior
A UNILA será sede do 3º Congresso de Internacionalização da Educação Superior (Cies) reunindo professores, pesquisadores, estudantes e gestores de universidades do Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O evento tem início nesta quarta-feira (30) e segue até sexta (1º), na unidade PTI.
A solenidade de abertura está prevista para as 16h, no Auditório César Lattes, da UNILA-PTI, com a presença de representantes dos quatro países.
O objetivo do evento é refletir sobre os processos de internacionalização das instituições de ensino superior. Além da UNILA, são organizadores do Congresso a Universidad Nacional del Litoral (UNL/Argentina), Universidad Nacional de Asunción (UNA/Paraguay) e a Universidad de la República (Udelar/Uruguay).
Nesta quinta e na sexta-feira estão programadas mesas-redondas para o debate de questões como os desafios da internacionalização em contextos fronteiriços, o acolhimento a refugiados no contexto da internacionalização e do direito à educação, e a interculturalidade para a integração regional. A conferência de encerramento tem como tema “Mercosul Educacional: retomando o protagonismo em busca de integração regional”. Ao final do Congresso será elaborada a “Carta de Foz do Iguaçu” com as demandas da internacionalização do ensino superior no Mercosul.
Além das mesas-redondas, haverá apresentação de trabalhos, distribuídos em 12 eixos: Gestão da Internacionalização na educação superior; Cooperação internacional e alianças estratégicas; Análise e impactos da mobilidade acadêmica de estudantes, docentes e pessoal administrativo (presencial/virtual); Mobilidade de profissionais; Impactos da Covid-19 no processo de internacionalização da educação superior; Suporte e orientação para estudantes internacionais em instituições de ensino superior; Internacionalização do currículo universitário; Impactos da Internacionalização da pesquisa, da extensão e da inovação; Reconhecimento de créditos acadêmicos de estudantes e de egressos internacionais; Reconhecimento de títulos e exercício profissional; Fluxos migratórios (voluntários/involuntários) e educação superior; e Inclusão social e internacionalização da educação superior.
Da Assessoria Unila