Unioeste campus de Toledo participa de atividades da Semana da Mulher
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, integra as atividades da Semana da Mulher da Secretaria de Cultura do município de Toledo com o evento “Lugar de Mulher é na Universidade”.
O evento, idealizado pela Secretaria de Cultura e denominado “Lugar de Mulher é Onde ela Quiser”, acontece entre os dias 5 de março até o dia 16, em parceria com grupos coletivos, instituições de ensino, associações culturais e a sociedade civil organizada em âmbito municipal, no objetivo de trazer a lume as discussões concernentes à temática feminina nas variadas áreas de atuação: educação, esportes, política, ciência, cultura e saúde.
Na Unioeste, campus de Toledo, são promovidas duas atividades: o Sarau das Mulheres da Unioeste, com uma série de apresentações artísticas que serão feitas no dia oito de março; e o debate Mesa de Conversa “Lugar de Mulher”, no dia 10 de março, envolvendo professoras da Unioeste, membros do Núcleo Maria da Penha (Numape-Toledo) e integrantes do Programa de Educação Especial da Unioeste (PEE-Toledo). Ambas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
O Sarau está com inscrições abertas até o dia 4 de março e é uma atividade aberta à comunidade. As mulheres que queiram propor alguma atividade artística estão convidadas a participar. Basta inscrever-se através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeYVj2icNufUH6okCQ7WDuvjXpWGnfDt97ct66PEfdOGc4vgA/viewform. As apresentadoras receberão certificado de participação no Sarau.
A Mesa de Conversa consiste no diálogo com a comunidade universitária e terá certificado de participação, com inscrições feitas no site da Unioeste. A coordenadora das atividades realizadas na Unioeste, professora Nelsi Kistemacher Welter, ressalta que o debate acontece para mostrar que a universidade produz conhecimento acerca das questões de gênero. “É preciso que este importante espaço de construção de conhecimento, a universidade, se volte ao debate das questões de gênero, considerando suas demandas e desafios, além de levar ao conhecimento da comunidade algumas das atividades desenvolvidas com vistas a buscar a igualdade de gênero”, explica Nelsi.
O Numape afirma que o mês de março é simbólico para relembrar os direitos conquistados pelas mulheres e, também, para sinalizar onde é necessário avançar. “A Unioeste é um espaço público, composto por várias mulheres. Legitimar esse espaço, enquanto um espaço de mulher, é mostrar a nossa importância para essa instituição, e ao mesmo tempo levar informação e aflorar debates e diálogos entre nós mulheres. Mostrar que estamos na pesquisa, no ensino, na extensão, nas coordenadorias, na gestão, e que produzimos pesquisas, conhecimento e cultura para esse espaço é importante para legitimar esse espaço conquistado com muita luta por nós mulheres”, explica o Núcleo.
A organização e realização do evento “Lugar de Mulher é na Universidade” envolve: o Núcleo Maria da Penha – Numape; o Programa de Educação Especial – PEE; Secretaria Municipal da Cultura; Observatório de Direitos Humanos e Cidadania da Unioeste, Rede de Saberes, Filosofia e Humanidades e o campus de Toledo.
PROGRAMAÇÃO
08/03/2022 (terça-feira)
ATIVIDADE: Sarau das Mulheres na Unioeste
HORÁRIO: 19h
LOCAL: Gramado da Unioeste Campus Toledo
ATIVIDADE: Roda de conversas: “Lugar de Mulher é na Universidade”
DEBATEDORAS:
* Profª Drª Nelsi Kistemacher Welter (CCHS – Unioeste)
* Profª. Drª. Conceição de Fátima Alves Olguin (CECE – Unioeste)
* Profª Mª Thaise Fernanda de Lima Mares (CCSA – UNIOESTE)
* Thais de Biazzi Oenning (NUMAPE – Unioeste, campus de Toledo)
* Jaqueline Angelo dos Santos Denardin (PEE – UNIOESTE/Toledo)
HORÁRIO: 19h30
LOCAL: Teatro da Unioeste, campus de Toledo
REALIZAÇÃO: UNIOESTE – campus de Toledo; Núcleo Maria da Penha – NUMAPE; Programa de Educação Especial – PEE; Secretaria Municipal da Cultura; Observatório de Direitos Humanos e Cidadania da Unioeste, Rede de Saberes, Filosofia e Humanidades e o campus de Toledo.
TOLEDO