Professores da Unioeste participam de reuniões com pesquisadores na Espanha
Professores do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), estão na Europa visitando diferentes instituições de pesquisa, como parte do projeto: “Racionalização e Otimização do uso da água na indústria do pescado”, financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).
Na primeira semana de trabalho na missão docente, Aldi Feiden, Altevir Signor, Fábio Bittencourt, Maristela Cavicchioli Makrakis e Sérgio Makrakis tiveram reuniões com os pesquisadores da Universidad de Valladolid em Palência, e conheceram e se reuniram com um representante do Governo do País de Basco que desenvolve estudos científicos e pesquisas para a conservação de espécies nativas de truta e salmão pela GAN-NIK, que é um departamento de Gestión Ambiental de Navarra – Nafarroako Inguremen Kudeaketa na Espanha.
A atuação dos pesquisadores do Governo do País de Basco em conjunto com os pesquisadores da Universidad de Valladolid tem como foco a recuperação dos estoques de salmões nativos e de truta para permitir a pesca na região.
Além disso, conheceram duas escadas de transposição de peixes em duas diferentes pequenas estações de hidrelétricas e a Piscifactória San Francisco de Asis, que é uma das unidades de reprodução de truta e de salmão. O foco é a recuperação dos estoques pesqueiros e tem conseguido demonstrar importantes resultados ao longo dos anos. Com vários artigos publicados e com inúmeros resultados positivos tem demonstrado a necessidade de reestruturação e readequação das escadas de transposição de peixes, inclusive com uma delas localizada no Rio Bidassoa está com projeto inicial e modelo de estruturação para permitir maior sucesso na transposição de peixes.
Na Universidad de Valladolid em Palência e em Burgos, foram realizadas reuniões com professores e pesquisadores da Universidade, que fizeram apresentações dos estudos que eles produzem, dos projetos e pesquisas em desenvolvimento, das tecnologias desenvolvidas e em testes, além de resultados alcançados na busca de aperfeiçoar o processo de avaliação dos parâmetros e das análises realizadas, de implantação dessas novas tecnologias como forma de melhorar os resultados gerados nas escadas de passagens de peixe.
Os professores Doutores da Unioeste apresentaram as suas linhas de pesquisas, resultados obtidos com estudos científicos e desenvolvimento de tecnologias. As ações demonstram a importância de aproximar ações de pesquisas e interações entre os pesquisadores docentes e discentes para aperfeiçoarem conhecimentos científicos e desenvolvimento de tecnologias, assim como ampliar oportunidades na formação de recursos humanos cada vez melhor qualificados.
Os professores da Universidad de Valladolid que participaram da reunião foram: Francisco Javier Sanz-Ronda, Andrés Martínez de Azagra, Juan Francisco Fuentes-Pérez e os pesquisadores Dr. Francisco Javier Bravo-Córdoba e Ana García-Veja do Grupo de Ecohidráulica Aplicada (GEA).
TOLEDO