Unioeste realiza projeto para otimizar a água na produção de pescados

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca (PREP) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo firmou um convênio com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para otimização e reutilização da água em sistemas de produção e processamento de pescados.

O coordenador do projeto, professor Altevir Signor, explica que o estudo é necessário devido as crises hídricas vividas na região Oeste do Paraná nos últimos anos.

Para ele, este convênio possibilita desenvolver pesquisas inovadoras, construir um conhecimento cientificamente embasado sobre a racionalização do uso da água pelo setor produtivo e, também, ampliar parcerias com empresas e a sociedade para alavancar o crescimento da cadeia produtiva da aquicultura de forma estruturar ações de desenvolvimento sustentável. “É uma forma de aprimorarmos as condições do sistema de produção como um todo. Esse projeto tem como foco principal a cadeia produtiva, o setor produtivo e não, diretamente, a indústria”, comenta Signor.

De acordo com o professor, este projeto consolida as linhas de pesquisa do PREP (Aquicultura; e Manejo e Conservação dos Recursos Pesqueiros) e promove a formação de recursos humanos altamente qualificados, pois os estudantes da pós-graduação irão atuar de forma mais próxima dos produtores.

RECURSOS – Signor informa que há disponibilidade de recursos para ações específicas, principalmente com bolsas para execução do projeto. “São três bolsas direcionados exclusivamente a execução da proposta que serão implantadas neste projeto para o desenvolvimento das atividades e esses pesquisadores (espera-se também envolver mestrandos e doutorandos) terão a função de buscar um aprimoramento tecnológico dessa cadeia produtiva que temos na região e o fortalecimento dela, pensando na questão do uso racional da água principalmente em função dos problemas hídricos que temos observado”, explica.

O diretor-geral do campus de Toledo da Unioeste, professor Remi Schorn, ressalta o papel da pesquisa científica na melhora contínua dos processos produtivos na sociedade. “A pesquisa produz as condições para que a inteligência humana e o conjunto dos conhecimentos sirvam de base para uma intervenção na atividade produtiva que resulte em um aperfeiçoamento. Não é algo que poderia acontecer ou não. É algo necessário, que foi identificado como um problema, e fazemos a pesquisa, portanto, para levantar as condições objetivas relacionadas ao uso da água e quais movimentos que podem ser feitos no processo produtivo e, assim, levem a uma otimização do uso dos recursos hídricos, seja pela economicidade, seja pela capacidade de aumento na produção com o mesmo potencial hídrico. Este tipo de intervenção só pode ser feita a partir de uma pesquisa séria que os nossos pesquisadores fazem muito bem”, aponta o diretor.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.