Usina do Conhecimento: UTFPR irá usar local para instalação da pró-reitoria

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) irá descentralizar a reitoria. O ‘braço’ da pró-reitoria por meio das Relações Empresariais e Comunitárias será em Toledo. A novidade conta com o apoio da prefeitura e o local escolhido foi a antiga Usina do Conhecimento.

O anúncio foi pelo reitor da UTFPR, Marcos Schiefler Filho, na manhã de sexta-feira (25). Ele esteva em Toledo para a solenidade de posse do novo diretor-geral do campus Toledo, Elder Elisandro Schemberger, e a inauguração do Laboratório de Biotecnologia de Microrganismos (LaBiM).

“Este ano iniciamos a descentralização dos trabalhos do gabinete da reitoria. Contamos com o apoio da prefeitura de Toledo para que um ‘braço’ de nossa pró-reitoria de Relações Empresariais e Comunitárias esteja aqui”, explica o reitor ao pontuar que o professor Rodolfo Vertuan – deixou o cargo de diretor-geral do campus de Toledo em dezembro do ano passado – vai assumir a pró-reitoria adjunta.

USINA DO CONHECIMENTO – As tratativas indicam que o local será a antiga Usina do Conhecimento. Os trabalhos de reforma e adequação devem estar concluídos no prazo de seis meses. “Lá iremos atender e irradiar todas as ações de rendimento de preparação de jovens para as nossas escolas, para estágios e também atendimentos as várias demandas, a partir do centro da cidade de Toledo, com a reitoria instalada aqui”.

O reitor declara que a projeção de trazer a reitoria para Toledo também esteve pautadas em discussões que já haviam ocorrendo entre a UTFPR e o prefeito. “Ele já havia oferecido a UTFPR a utilização daquele espaço, para que ações envolvendo os jovens e crianças das escolas de Toledo e região pudessem receber esse apoio em ações comunitárias irradiadas a partir desse local”.

Com o projeto sendo colocado em prática, o reitor destaca que, de fato, será a Usina de Conhecimento. Ele acrescenta que no local devem ser instaladas as empresas juniores da Universidade, que os atendimentos estarão voltados a formação de professores, capacitação de pessoas, além da recepção de demandas necessárias para projetos e soluções de Toledo e região.

“É a primeira vez que vai ter uma sede fora de Curitiba. Toledo foi escolhido pela pujança do município, pela importância, no cenário acadêmico, várias instituições de ensino estão aqui e de pesquisa. A ideia é fazer com que a UTFPR esteja cada vez mais em todo o Paraná”, reforça.

CAMPUS ATRATIVO – Sobre a representatividade do campus de Toledo, o reitor salienta que diante da pandemia a pesquisa não pode ‘cruzar os braços’. Ele comenta que mesmo diante de todas as dificuldades ocorreu a adaptação do ensino remoto e que o calendário letivo estão de acordo com o calendário civil.

“Fizemos pesquisas, trabalhamos em ações de extensão importantes que visavam minimizar a situação, produzimos álcool em gel, câmaras de desinfecção, máscaras de todos os tipos, prestamos apoio psicopedagogo aos estudantes, ou seja, trabalhamos”, cita ao mencionar as aulas presenciais devem ser retomadas no dia 3 de março.

Para o novo diretor-geral do campus Toledo, Elder Elisandro Schemberger –  que foi oficialmente empossado na manhã de sexta-feira (25), o campus tem destaque, pois quase duas pessoas passam pela estrutura – corpo docente, estudantes, técnicos, empregados terceirizados, entre outros.

“Ofertamos sete cursos de graduação, alguns com nota máxima no MEC e três de mestrado. Contamos com alunos de diversas regiões do Brasil e do exterior. Aproximadamente, 80% dos alunos não da região de Toledo, mas estudam e ficam aqui. A Universidade proporciona conhecimento técnico habilidades de falar, agir e resolver problemas. Tudo isso proporciona a geração de alunos de altíssima qualidade de ensino”, enfatiza o diretor-geral

Da Redação

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.