Vacina e cuidados preventivos refletem na taxa de leitos

Reduzir o número de pessoas com sintomas, internações, casos graves e óbitos pela Covid-19 são alguns dos objetivos da vacina contra essa enfermidade. Em Toledo e região, a queda da taxa de ocupação em leitos de Unidade de Terapia de Intensiva (UTI) e enfermaria é observada desde o começo do mês de julho e o cenário segue nos primeiros dias de agosto. Essa é a afirmação do diretor da 20ª Regional de Saúde de Toledo Alberi Locatelli.

Conforme o mapa de ocupação dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) – exclusivos ao enfrentamento da Covid-19 – da Macrorregulação Oeste divulgado na quinta-feira (5), dos 356 leitos de UTI Covid adulto existentes, 230 estão ocupados, ocasionando uma taxa média de 64,6%. Com relação ao leito de enfermaria adulto, 106 pacientes estão internados e 170 leitos estão livres, totalizando uma taxa de 38,4%. A Macrorregulação é composta pelas regionais de Saúde de Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo.

O diretor destaca que os números são considerados positivos, pois em um passado próximo, 49 pessoas aguardavam na fila por um leito de UTI e, atualmente, existem leitos desocupados. “Com essa diminuição, as equipes podem retomar a realização de cirurgias eletivas e outros serviços”.

Na 20ª Regional de Toledo, a taxa média de ocupação é de 69% nos leitos de UTI. Na Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp), mantenedora Hospital Bom Jesus, dos 24 leitos existentes, 17 estavam ocupados. Na Fundação Beneficente Moacir Micheletto, em Assis Chateaubriand, 18 leitos estão com pacientes e dez livres e, em Palotina, no Hospital Quinto Abrãao, dos dez leitos disponíveis, oito estão sendo ocupados.

Nos leitos de enfermaria, a taxa média de ocupação estava em 75% na 20ª Regional de Saúde de Toledo. Alberi explica que esse dado é maior, pois os leitos em Guaíra foram desativados no começo do mês.

PÚBLICO – Apesar dessa queda, Alberi Locatelli menciona que os cuidados preventivos de contágio e de transmissão da Covid-19 devem ser seguidos, como usar máscara, manter o distanciamento social, higienizar as mãos com água e sabão (quando possível) ou utilizar álcool em gel.

Na 20ª Regional de Saúde de Toledo, a faixa etária mais predominante de paciente com Covid-19 é entre 20 e 50 anos, sendo que o diretor menciona que a maioria é aquela pessoa que ainda estaria forma da faixa etária para receber a dose da vacina.

Sobre a variante Delta, Alberi explica que a equipe da 20ª Regional de Saúde está monitorando a situação no Estado, já que a transmissão deste vírus já está comunitária. “Nós estamos atentos a qualquer caso que ocorra nos municípios da abrangência da Regional. Até o momento, não tivemos contaminações desta variante”.

Ele complementa que essa variante possui uma transmissão mais rápida, porém o diretor menciona que não existe uma comprovação que a sua evolução seja mais greve ou que leve a óbito mais facilmente. “A variante P1 ainda é mais predominante no Paraná. Ela está em torno de 95% e 96% dos casos. Então, neste momento, solicitamos que todas as pessoas mantenham os cuidados, mesmo aquelas que já estão vacinadas”.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também

Comentários estão fechados.