Vencer os 500 Km de São Paulo é fazer história no automobilismo brasileiro

A tradicional competição de longa duração terá a sua 39ª edição neste sábado e domingo em Londrina, no Norte do Paraná

Tradicional competição de longa duração no Brasil, os 500 Km de São Paulo terá sua 39ª edição neste fim de semana, em Londrina, No Norte do Paraná. A programação será em conjunto com a 3ª etapa do Paranaense de Marcas e Pilotos no sábado e domingo, com promoção de Silvio Zambello, supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) e patrocínio dos Pneus Yokohama e Rede Pit-Stop.

Os 500 Km de São Paulo é uma competição histórica. Sua primeira edição foi disputada em 1975 e teve a vitória da dupla Celso Lara Barbieris/Ruggero Peruzzo, com um Maserati Corvette. Lara chegaria ao tri ao voltar a vencer em 1959 e 1961. Em 1961 Lara teve como parceiros Ruggero Peruzzo e Emílio Zambello. Emílio, pai do Silvio Zambello, atual promotor da prova, comandava a equipe e fez história ao fazer dobradinha com as Maserati 450S.

Vencer esta tradicional prova significa entrar para a história do automobilismo brasileiro e entre aqueles que estão na galeria de vencedores estão Luiz Pereira Bueno (1966, 1970 e 1971), Flávio de Andrade/Ruyter Pacheco (2000 e 2001), Chico Longo/Daniel Serra (2009 e 2010). Chico Longo também venceu em 2018, no trio que contou também com Marcos Gomes e Victor Franzoni.

Na história mais recente quem está fazendo história são os paranaenses. Em 2020 a vitória foi do quarteto formado por José Vilela, Guga Ghizo, Leandro Totti e Léo Yoshi (MRX). Em 2021 nova vitória paranaense, desta vez com o quinteto Leandro Totti, Maycon Tumiate, Sérgio Carlesso, José Vilela, Léo Yoshi. Totti e Vilela poderão colocar seus nomes no clube dos tricampeões neste fim de semana e correndo em casa, já que são de Londrina.

Programação

A programação terá início na próxima sexta-feira (15), com a realização de treinos particulares das equipes, das 8h30 às 12 horas e das 13 às 17h30.

A programação do sábado prevê para das 7h30 às 8 horas, Inscrições; das 8h00 às 8h40, 1º treino de Marcas e Turismo; das 8h50 às 9h30, 1º treino dos 500 Km SP; das 9h40 às 10h20, 2º treino de Marcas e Turismo; das 10h30 às 11h10, 2º treino dos 500 Km SP; às 11h30, treino classificatório de Marcas e Turismo; às 13h10, largada da 1ª prova de Marcas e Turismo (duração de 20 minutos, amis uma volta); das 15h40, largada da 2ª prova de Marcas e Pilotos; às 16 horas, treino classificatório do Grupo 1 (P2, P3 e Historic Race GT)  dos  500 Km SP; às 16h30, treino Classificatório Grupo 2 (Força Livre, Turismo 1.6 e 2.0) dos  500 Km SP.

Para o domingo, está previsto para às 8h25, largada da 3ª prova de Marcas e Turismo; das 9h30 às 9h50, warm up dos 500 Km SP; às 10h10, largada da 4ª prova de Marcas e Turismo; às 11 horas, pódio das categorias Marcas e Turismo; às 12h05, largada dos 500 Km de SP, ( duração 164 voltas); às 15h30, pódio dos 500 Km SP.

Vencedores dos 500 Km de São Paulo

1957 – Celso Lara Barberis/Ruggero Peruzzo (Maserati Corvette)

1958 – Fritz D’Orey (Ferrari Corvette)

1959 – Celso Lara Barberis (Maserati 300S)

1961 – Celso Lara Barberis/Ruggero Peruzzo/Emilio Zambello (Maserati 450S)

1962 – Roberto Galucci (Maserati Corvette)

1963 – Roberto Galucci (Maserati Corvette)

1964 – Ciro Cayres/Fernando Toco Martins (Abarth Simca)

1965 – Jayme Silva (Abarth Simca)

1966 – Luiz Pereira Bueno (Alpine A110 Renault)

1967 – Totó Porto (Aranae Fórmula V)

1970 – Luiz Pereira Bueno (Protótipo Bino MKII Renault)

1971 – Luiz Pereira Bueno/Lian Duarte (Porsche 908)

1972 – Reinhold Joest (Porsche 908)

1973 – Bird Clemente/Nilson Clemente (Ford Maverick)

1974 – Tite Catapani (Ford Maverick)

1982 – Luiz Alberto Pereira/Nabil Khodair (Chevrolet Opala)

1997 – André Lara Rezende/Antonio Hermann (Porsche 911 GT3)

1999 – José Ney Fonseca/Antonio Chambel Filho (Protótipo Aldee Coupé VW)

2000 – Flávio de Andrade/Ruyter Pacheco (Protótipo Tango BMW)

2001 – Flávio de Andrade/Ruyter Pacheco (Protótipo Tango BMW)

2002 – Paulo Bonifácio/Denner Pires/Max Wilson (Porsche 911 GT3)

2003 – Alcides Diniz/Paulo Gomes/Pedro Gomes (Mercedes-Benz CLK)

2004 – Xandy Negrão/Guto Negrão (Audi TT DTM)

2005 – Frederico Caneda/Charles Rothchield/Álvaro Águia (Protótipo Spyder Race)

2006 – Lucas Molo/Nelson Silva Jr. (Ferrari 550 GT)

2008 – Marcel Visconde/Max Wilson (Porsche 911 GT3 RSR)

2009 – Chico Longo/Daniel Serra (Ferrari F430)

2010 – Chico Longo/Daniel Serra – (Ferrari F430)

2013 – Alexandre Finardi/Nelson Silva Júnior – (Protótipo MRX)

2014 – Euclides “Kid” Aranha e Cláudio Capparelli (Radical SR8)

2015 – Ingo Hoffmann, Guilherme Spinelli e Leandro de Almeida (Mitsubishi Lancer)

2016 – Henrique Assunção, Fernando Fortes e Emílio Padrón (MRX)

2017 – Marcel Visconde, Ricardo Maurício e Max Wilson (Porsche 911 GT3 R)

2018 – Chico Longo, Marcos Gomes, Victor Franzoni (Lamborghini Huracan/GT3)

2019 – Deninho Casarini, Sérgio Pistilli (Spyder)

2020 – José Vilela, Guga Ghizo, Leandro Totti, Leo Yoshi (MRX)

2021 – Leandro Totti, Maycon Tumiate, Sérgio Carlesso, José Vilela, Leonardo Yoshi (MRX)

2022 – Tiel de Andrade, Paulo Sousa, Marcelo Viana (MC Tubarão)

Assessoria de imprensa da Federação Paranaense de Automobilismo

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