Vinho: bebida tende a ser mais consumida no inverno

Para quem aprecia essa bebida consume o ano, contudo, para muitos o vinho ‘combina’ ainda melhor com o inverno. Independente da estação do ano, a bebida deve ser apreciada com moderação visto que, ‘dentro dos limites’, consumir uma taça de vinho tinto – de acordo com diversos estudos – tende a beneficiar a saúde.

Segundo a nutricionista, Ana Paulla, o vinho pode trazer benefícios ao coração. Ela explica que a bebida contém a molécula resveratrol – essa substância tem a potencialidade para enriquecer as qualidades do vinho tinto e pode elevar as taxas que correspondem ao colesterol bom.

O resveratrol também possui outros benefícios como ajudar a proteger contra doenças cardíacas e a formação de coágulos e inflamações, distúrbios do envelhecimento cerebral. Além disso, ajuda no processo de prevenção de doenças como a demência e o mal de Alzheimer, entre outros benefícios.

“Segundo estudos direcionados, o vinho contribui na inibição da forma de cálculos renais, efeitos que o tabagismo pode desencadear no organismo e a combater resfriados”, declara a nutricionista ao citar que diversas pesquisas apontam que o consumo moderado de vinho ajuda a minimizar alguns problemas de saúde.

UMA TAÇA – Abrir uma garrafa e manter o controle é o recomendado por Ana. “A indicação de consumo moderado equivale a uma taça (150 ml) ao dia, ou seja, ao abrir uma garrafa é preciso praticar o autocontrole, afinal, para ser benéfica, a bebida precisa ser apreciada com moderação. Além disso, o vinho tinto é o mais recomendado, pois esse tipo passa mais tempo pelo processo de fermentação e liberação”.

A profissional acrescenta que pessoas com diabetes e outros problemas pontuais de saúde, bem como o a utilização de medicação, precisam tomar cuidado quanto ao consumo da bebida. “O excesso de bebida alcoólica é prejudicial à saúde e isso também é válido para o vinho. Quem gosta da bebida precisa sempre ter em mente a escolha do rótulo, isso não me refiro a garrafas de valores elevados, mas um vinho de qualidade e o consumo moderado”, =

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.