Equipe paranaense treina para desafio inédito de 100 km no mar

Estimated reading time: 3 minutos
Prova inédita de natação oceânica de 100 km no mar, que ocorre no fim de março em Santa Catarina, é o foco de um grupo de experientes nadadores que está treinando no litoral do Paraná.
Para quem não teme a correnteza e as intempéries enfrentadas na natação oceânica, a idade também não é obstáculo. Um grupo de paranaenses 50+ se prepara para nadar 100 km em mar aberto em Santa Catarina, uma prova inédita no Brasil.
Previsto para os dias 22 e 23 de março, o desafio consiste em uma ultramaratona aquática realizada por equipes de 5 nadadores. A prova terá a participação de atletas profissionais e amadores de todo o país.
Eles irão se revezar em um longo trecho da costa catarinense, partindo da Praia Central de Porto Belo, passando pelos balneários de Itapema, Quatro Ilhas, Bombas, Bombinhas e outros, até atingir a distância de 100 km no destino final, em Governador Celso Ramos. A distância será percorrida em trecho contínuo e os atletas acompanhados por um veleiro com equipe de apoio.
Um grupo de amigos com longa experiência em natação oceânica está treinando no litoral paranaense desde o início do ano para esta prova. Eles têm profissões distintas, idade entre 50 e 69 anos, mostrando que a faixa etária não é limite para a prática do esporte.
São eles, Nair Malheiro (1º lugar geral no ranking PR/SC 2024), Vânia Cordeiro (2º lugar geral no ranking PR/SC 2024), Clotilde Valente (3º lugar geral no ranking PR/SC 2024), Claudia Gutierrez (2º lugar em sua categoria no ranking PR/SC 2024) e Pedro Frello (1º lugar geral no ranking PR/SC 2024).
Clotilde é promotora de vendas, Nair, bioquímica e farmacêutica, Claudia, pedagoga, Vânia é designer, e Pedro, professor. Em comum, nos momentos vagos eles trocam o conforto e a tranquilidade de casa por exaustivas rotinas de braçadas no mar.
Para esses paranaenses incansáveis, a prova de 100 km em revezamento será um feito inédito de natação em águas abertas no Brasil.