1ª Semana do Imposto de Renda inicia no dia 4 de abril na FAG

Com o objetivo de aproximar a comunidade externa da comunidade acadêmica, o curso de Ciências Contábeis da FAG, campus Toledo, promove a 1ª edição da Semana do Imposto de Renda. A atividade acontece no próximo mês.

De acordo com o coordenador do curso de Ciências Contábeis, Gilmar José Camargo, os docentes e os acadêmicos vão realizar as orientações e, inclusive, o processo de Declaração de Imposto de Renda Simplificado para quem se encaixar nesta modalidade.

A Receita Federal está recebendo, desde o último dia 7, a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 – ano base 2021. Quem teve rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2021 é obrigado a declarar.

Camargo explica que a Semana do Imposto de Renda é um projeto de responsabilidade social e tem um caráter de extensão universitária. “Durante os dias, os acadêmicos realizarão orientações gerais sobre o Imposto de Renda”.

Ele complementa que os estudantes dos terceiros e quartos anos estarão acompanhados pelos docentes. “Nós receberemos as pessoas interessadas pela atividade e dialogaremos sobre suas declarações”, afirma o coordenador do curso ao complementar que o diálogo servirá como uma triagem e, desta maneira, será possível orientar ou sanar as dúvidas.

Com isso, nos casos em que as declarações se enquadrem no modelo simplificado os alunos realizarão a atividade. “Em outras situações, as demais pessoas serão orientadas a procurar um escritório de contabilidade de sua confiança”, menciona o coordenador do curso ao complementar que o serviço na FAG será gratuito e acontecerá de 4 a 8 de abril, das 19h às 21h.

ATIVIDADE – A FAG, campus de Toledo, promove a 1ª edição desta atividade, no entanto, em Cascavel, a ação está na 11ª edição. “Nós queremos priorizar aqueles contribuintes com rendimentos considerados mais baixos, no entanto, pelas regras estão obrigados a declarar”, explica o professor.

Com relação aos acadêmicos, Camargo pondera que o curso pretende desenvolver habilidades de análise de situações e de relacionamentos com pessoas. “Para se preparar ao atendimento, o grupo estudou o regulamento e fez as declarações simuladas”.

O coordenador do curso salienta que parte dos acadêmicos já está no mercado de trabalho. “Alguns atuam em escritórios de contabilidades; em instituições financeiras ou em outros tipos de atividades”.

Na oportunidade, os alunos receberão certificação para comprovação de horas extracurriculares. Os professores contadores Ruben Gomes de Siqueira e Edina Carine de Souza Kinzler serão os monitores. “A atividade pretende atender aproximadamente 100 pessoas nas cinco noites”, pondera o coordenador do curso.

Ele ainda recorda que a FAG inicia um projeto de extensão universitária, inclusive com a criação de um espaço para atendimento da comunidade com diversos serviços oferecidos. “Temos a professora Djeimi Angela Leonhardt Neske que está à frente desse projeto. Atenderemos a comunidade em três tardes durante a semana e teremos alunos bolsistas nesse trabalho”.

Segundo o coordenador do curso, o grupo faz o chamamento para aquelas pessoas que possuem dúvidas em relação a ter ou não que fazer a declaração de imposto de renda ou ainda que tenham dúvidas em relação a outros aspectos da legislação”.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.