Toledo celebra 25 anos do Teatro Municipal com programação de espetáculos

Estimated reading time: 5 minutos

O Teatro Municipal de Toledo comemora, na próxima terça-feira (26), 25 anos de atividades como o principal palco cultural da cidade e o segundo maior teatro público do Paraná, com capacidade para 1.022 pessoas em sua nave principal. Para celebrar o jubileu de prata deste espaço icônico, a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) organizou uma série de apresentações gratuitas, contemplando diversas expressões artísticas, como dança, teatro e circo, que terão início neste sábado (23) e se estendem até o dia do aniversário do espaço – todos com entrada gratuita, classificação etária livre e sem necessidade de retirada prévia de entradas.

A programação será aberta no sábado (23), às 19h30, com o espetáculo de balé “Dom Quixote”, encenado pelo Núcleo Acadêmico de Dança. No domingo (24), a partir das 18h, é a vez do espetáculo “Circo é Riso”, uma apresentação da Brincadeira Circo Show. O evento conta com o apoio do governo federal, de Itaipu Binacional, do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros do Lago de Itaipu e da Rede Regional de Cultura e Patrimônio do Oeste do Paraná.

Na segunda-feira (25), às 19h30, os alunos do curso de Teatro da SMC sobem ao palco para encenar “Raízes da Magia – A árvore ancestral”. Em seguida, a mostra “Ballet Clássico e Jazz Dance” será apresentada por alunos dos cursos de Dança da Secretaria.

No dia 26, às 19h30, a Curitiba Cia. de Dança encerra a programação em grande estilo com o espetáculo “Dançando Villa”. Esta apresentação conta com a produção da Akasha Produções Cultura e será realizado por intermédio da Lei Paulo Gustavo nos níveis estadual (Secretaria de Estado da Cultura e Cultura Paraná) e federal (Ministério da Cultura).

Os espetáculos

Dom Quixote – Inspirada no clássico romance espanhol “Don Quixote de La Mancha”, de Miguel de Cervantes, a montagem terá trilha de Ludwig Minkus e coreografia original de Marius Petipa, reconhecida por sua energia vibrante e coreografias exuberantes. O espetáculo narra as aventuras do cavaleiro sonhador Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança, que partem em busca de Dulcineia. A apresentação também inclui a história de amor de Kitri e Basílio, com toques de humor e tensão, já que Kitri foi prometida ao nobre Gamache.

Circo é Riso – O espetáculo “Circo é Riso” celebra a alegria e magia das artes circenses com uma vibrante mistura de acrobacias, monociclos, malabarismos e palhaçaria. Apresentado por Jordana Guimaraens, da Argentina, e Robson Aguiar, do Brasil, o show promove a integração cultural e a amizade entre nações, usando o circo como linguagem universal. Além de divertir, proporciona uma experiência transformadora que valoriza a diversidade cultural, desperta memórias afetivas e inspira convivência saudável, fortalecendo os laços entre os espectadores.

Raízes da Magia – A árvore ancestral – Na família Albero, uma árvore representa a conexão entre gerações, carregando memórias e legados. A Árvore Ancestral, sustentada por raízes de amor e tradição, enfraquece quando conflitos e distanciamentos surgem, refletindo a desunião familiar. Um reencontro inesperado oferece a chance de restaurar a magia e a vitalidade da árvore, revelando o verdadeiro poder das “Raízes da Magia”. Resta saber se a força dos laços familiares será suficiente para fazê-la florescer novamente, mantendo viva a tradição e o amor que sustentam essa linhagem.

Ballet clássico e jazz dance – A mostra de dança é a conclusão do primeiro módulo do Curso de Dança da Secretaria da Cultura, os alunos que irão se apresentar são das turmas de Jazz Dance e Ballet Clássico sediadas no Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU das Artes) e no Teatro Municipal de Toledo.

Dançando Villa – O espetáculo homenageia Heitor Villa-Lobos, um dos maiores compositores do Brasil, apelidado de “O Índio de Casaca” por sua capacidade de unir a música erudita às raízes da cultura popular brasileira. Com espírito livre e visão inovadora, Villa-Lobos foi profundamente inspirado pelas regiões Norte e Nordeste, pouco conhecidas no Sul e Sudeste no início do século XX. Sua obra ampliou o imaginário cultural do país, trazendo ao público a diversidade e a riqueza sonora do Brasil, explorando suas múltiplas identidades e celebrando o país com autenticidade e sofisticação.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.