2º Fórum do Comjuve debate sobre a juventude e as mídias digitais

O 2º Fórum do Conselho Municipal da Juventude (Comjuve) de Marechal Cândido Rondon aconteceu na última quarta-feira (30). O tema definido para esta edição foi “Juventude e as Mídias Digitais”.

Estiveram presentes à abertura do evento o presidente do conselho, Robson Blank, a secretária municipal de Assistência Social, Josiane Laborde Rauber, a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Rondonense (Commur), Cleunice Novais, o vereador João Eduardo dos Santos, o promotor de Justiça, doutor Caio Di Rienzo, e os também palestrantes Liane Schwingel e Tioni de Oliveira.

O Fórum ocorreu com a intenção de promover espaços de reflexão e de debate que abordam os diversos aspectos de interação, visando capacitar e conscientizar a juventude sobre os desafios, oportunidades e impactos sociais, psicológicos e legais envolvidos no uso das mídias sociais. O Fórum foi direcionado para jovens, especialistas, profissionais e representantes da comunidade.

PROGRAMAÇÃO – No primeiro eixo do Fórum foi destacada a necessidade de informação e de conscientização sobre a questão legal do uso da internet. Foram abordados os perigos virtuais, crimes cibernéticos e violência online, que podem afetar os jovens.

Foi enfatizada a importância de conhecer a legislação vigente e as medidas de segurança para uma navegação segura e responsável. O tema foi ministrado pelo promotor de Justiça Caio Di Rienzo.

Já no segundo eixo, houve abordagem em relação às mídias digitais como profissão e fonte de renda, oferecendo aos participantes a oportunidade de compreender as diferentes possibilidades de carreira e de empreendedorismo nesse campo.

Foram apresentados casos de sucesso, estratégias de monetização e habilidades necessárias para se destacar nessa área, que está em constante evolução, tendo como palestrante Tioni de Oliveira.

Por fim, no terceiro eixo foi discutida a questão social e psicológica da utilização das redes sociais na vida dos jovens, com especial ênfase nos estudantes do ensino médio.

Foi abordada a influência dessas plataformas na saúde mental, na interação social, no desenvolvimento da identidade e na autoestima dos jovens. Além disso, foram apresentadas estratégias e orientações para um uso consciente e equilibrado das mídias eletrônicas, promovendo a saúde e o bem-estar dos jovens. A palestra foi apresentada pela professora Liane Schwingel.

MARECHAL CÂNDIDO RONDON

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.