65 anos de compromisso com a educação e a formação dos cidadãos

Os primeiros dias em uma escola trazem um misto de sentimentos, onde tudo é novidade e cada momento é vivido com a maior intensidade. A escola é um lugar de saber, de aprendizagem e de conhecimento. Também é um lugar de amizades, de companheirismo e de muito afeto. Afinal, quem não se lembra da sua primeira escola? E da primeira professora que ensinava com tanto carinho e dedicação? E os primeiros colegas, com quem compartilhava material escolar, o lanche e as brincadeiras?

A escola é um lugar mágico, onde se aprende para a vida, onde se constrói laços afetivos, onde o conhecimento perpetua. Todos que já passaram pelos bancos escolares têm um carinho especial por alguma instituição, algum educador e pelos momentos que agora estão guardados na memória.

Em Toledo, uma dessas instituições é a Escola Municipal Doutor Borges de Medeiros, que ao longo dos seus 65 anos recebeu milhares de crianças e educadores que ajudaram a construir uma história sólida e com lindas recordações.

COMEMORAÇÃO – No sábado (19), a Escola realizou uma celebração de 65 anos de atividades prestadas a comunidade de Toledo. Ao longo do ano, diversas ações também fizeram alusão aos 65 anos da Escola.

“Acreditamos que a história da Escola se faz através das pessoas que passaram pela instituição, por isso trouxemos as lembranças de alunos e de funcionários que contribuíram na formação da nossa história. Haverá homenagem ao nosso patrono Dr. Borges de Medeiros, no jantar terá o resultado do Concurso Garoto e Garota Borges – Ed. esp. 2023, entre outras atividades”.

Exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos e declamação de poesia em razão do aniversário da Escola também fizeram parte das atividades comemorativas, além de um Passeio Ciclístico da Família Borges programado para o dia 8 de outubro. “É uma atividade com o objetivo de promover uma vida saudável e reunir as famílias. O Passeio Ciclístico da Família Borges vai abrir a semana da criança com atividades lúdicas para os estudantes e uma comemoração dos 65 anos apenas com os nossos alunos”, complementa.

A Escola sempre buscou atender as necessidades impostas pelo desenvolvimento da sociedade e no avanço das tecnologias

DESTAQUE – Com a finalidade de ensinar e formar cidadãos, uma escola se torna um espaço de troca de saberes. A diretora da Escola Municipal Doutor Borges de Medeiros pontua que esse troca proporciona uma transformação na sociedade. Ao longo dos anos, a instituição recebeu milhares de crianças que hoje são adultos atuantes na sociedade, pessoas que ajudam a construir o país e uma sociedade mais correta.

Entre os destaques da Escola, ela cita a Educação Especial, principalmente em relação ao Núcleo de Atendimento Educacional Especializado – Deficiente Visual (NAEE-DV), sendo a única instituição de ensino em Toledo que possui este atendimento. “Além da estrutura física, a escola sempre buscou atender as necessidades impostas pela desenvolvimento da sociedade e no avanço das tecnologias, participando dos programas governamentais que visam o avanço no ensino”.

Ao olhar para trás, é possível observar com orgulho todo o empenho, esforço e dedicação de homens e mulheres que batalharam na construção de mais um capítulo da educação no município de Toledo. Para os próximos 65 anos, Andréia Menuci tem em mente os objetivos e ela e os próximos educadores dedicarão para essa Escola que está no coração da comunidade de Toledo.

“Manter o compromisso de promover o desenvolvimento integral de seus educandos, oferecendo ensino de qualidade, a fim de que tenham acesso ao acervo cultural e aos conhecimentos científicos já acumulados pela humanidade, possibilitando compreender e intervir na realidade em que se encontram, transformando-a”, finaliza.

Histórico da Escola Municipal Doutor Borges de Medeiros

A Escola foi inaugurada em 1959

A Escola Municipal Doutor Borges de Medeiros Educação Infantil e Ensino Fundamental foi inaugurada em 1959 inicialmente com o nome de Escola Pública Vila Industrial e funcionava sob a direção do Núcleo Regional de Ensino. Em 1964, por sugestão do Sr. Arthur Massaferro, a escola recebeu o nome de: Escola Municipal Doutor Borges de Medeiros – Ensino de 1º grau – Pré a 4ª Série.

A Escola iniciou com três salas de aula, sendo Dalva Zago, Celi Pitman e Libera Martelo, as primeiras professoras. Devido ao crescimento populacional, resultante da expansão agrícola, do comércio e as instalações das indústrias, em 1969 foram construídas mais 3 salas de aula. Em 1972, foi construído um novo prédio com treze salas de aula, dependências administrativas e biblioteca. Também foi construída uma quadra para práticas recreativas e desportivas e um parquinho.

De 1973 a 1983, a Professora Libera Martelo foi designada como primeira diretora. Ela fundou na Escola, os primeiros órgãos de gestão escolar: a Associação de Pais e Mestres (APM). Ao longo da década de 1990, a escola e a APM deram grande visibilidade à escola quando, promoviam eventos como o concurso “Garoto e Garota Borges” e o “Chá das Mães” que proporcionou maior integração com a comunidade escolar e arrecadou fundos financeiros para investimentos em recursos pedagógicos e melhorias na infraestrutura do prédio.

Em março de 1993, a escola recebe o Centro de Atendimento Especializado para Deficientes Visuais (CAEDV), com atendimento em contraturno, realizado por professoras do município com curso adicional na área.

O laboratório de Informática Educacional começou a ser instalado por volta do ano de 2004 e em meados de 2010 criou-se uma página na internet para a escola, para que os alunos pudessem acompanhar as atividades e os eventos da instituição.

O laboratório de Informática Educacional hoje tem 16 computadores comprados com recursos da Secretaria Municipal de Educação no ano de 2019, instalado no ano de 2020, sendo possível trabalhar com até 30 estudantes organizados em duplas, mantido pelo programa Educação Conectada e com o serviço de Internet fornecido pelo município de Toledo.

Em 2023, foram iniciadas as atividades relacionadas a Robótica com professores devidamente capacitados. Durante as aulas, os estudantes do Ensino Fundamental passam a entender melhor os princípios de grande parte dos equipamentos e tecnologias que usam no seu cotidiano. Atualmente, a Escola atende aproximadamente 450 crianças deste e de outros bairros, cujos pais se identificam com a proposta pedagógica da escola.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.