80 anos de SEAB: Assembleia destaca protagonismo no desenvolvimento agropecuário do Paraná

Estimated reading time: 7 minutos

A sessão solene da próxima terça-feira (03), as 18 horas, no Plenário Deputado Waldemar Daros da Assembleia Legislativa,  fará homenagem aos 80 anos da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná (SEAB), em reconhecimento da contínua promoção de oferta sustentável de alimentos saudáveis e seguros, fibras e bioenergia, através da pesquisa, inovação, empreendedorismo e gestão de risco, que em oito décadas vem modernizando a infraestrutura do campo, o uso da terra e dos recursos naturais, agregando valor e competitividade aos produtos para a melhor qualidade de vida da população paranaense.

A proposição é do coordenador da Frente Parlamentar da Agroecologia e da Economia Solidária, deputado Professor Lemos (PT); do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Luiz Traiano (PSD); do primeiro-secretário, deputado Alexandre Curi (PSD); do presidente da Comissão de Educação e líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD); do presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, deputado Anibelli Neto (MDB) e da líder do Bloco Parlamentar Temático da Agricultura, deputada Luciana Rafagnin (PT).

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Luiz Traiano (PSD) ressaltou que “é uma homenagem que mostra apenas uma parte de toda a importância que a SEAB tem para os paranaenses. São 80 anos de um trabalho sério e que contribuiu muito para que o Paraná chegasse a ser essa potência agrícola que é hoje”.

O primeiro-secretário, Alexandre Curi (PSD) destacou que “comemorar os 80 anos da Secretaria Estadual da Agricultura é reconhecer todo o trabalho que transformou o Paraná em referência na agricultura e no abastecimento. Como diz o governador Ratinho Júnior, hoje o Paraná é o supermercado do mundo, um dos estados que mais exporta para países da Europa. E isso se deve, sem dúvida nenhuma, ao trabalho da SEAB e de seus servidores, que fazem a diferença todos os dias”.

Para o coordenador da Frente Parlamentar da Agroecologia e da Economia Solidária, deputado Professor Lemos (PT), “esta homenagem à SEAB é o reconhecimento do trabalho fundamental e vital feito ao longo destes 80 anos em prol da agropecuária paranaense. É o momento para reconhecer o esforço coletivo que fez do Paraná uma referência mundial em agropecuária e reafirmar a importância de políticas públicas para o fortalecimento do setor”.

O presidente da Comissão de Educação e líder do Governo, deputado Hussein Bakri (PSD) destacou que “a agropecuária é o motor da economia do Paraná e muito do sucesso e dos avanços do setor se deve ao trabalho da Secretaria que, por meio dos seus servidores, ajuda a alavancar os produtos paranaenses em qualidade e em quantidade, fazendo do nosso Estado hoje o supermercado do mundo. Obrigado a cada um deles pelo trabalho incansável em favor do desenvolvimento da nossa economia ao longo desses 80 anos”.

Já a líder do Bloco Parlamentar Temático da Agricultura, deputada Luciana Rafagnin (PT) externou “parabéns à SEAB pelos 80 anos de história dedicados ao fortalecimento do setor agrícola e ao abastecimento do nosso estado. Destaco sua importância como uma Secretaria estratégica para o desenvolvimento e crescimento do Paraná”.

A solenidade fará destaque especial para a importância histórica da SEAB no desenvolvimento da agropecuária, abastecimento e segurança alimentar no Paraná e contará com a presença de deputados federais e senadores do Paraná; a Superintendência Federal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; as Superintendências Federais do Trabalho, Saúde, e da Polícia Rodoviária Federal; representantes de órgãos importantes como IBAMA, CONAB, MDA, ADAPAR, e IPARDES; Federações e Associações ligadas ao agronegócio, como FETAEP, FAEP , FETRAF, e a Associação Paranaense dos Produtores de Suínos; cooperativas e instituições privadas, como Sicredi, Elejor, New Holland, Invest Paraná e a Sociedade Rural do Paraná, Paranavaí e Umuarama; órgãos estaduais e municipais, incluindo SANEPAR, TECPAR, Simepar, FUNDEPAR, e CEASA.

A justificativa da proposição descreve que “o evento será um momento especial para reconhecer os avanços alcançados pela Secretaria e reforçar a importância de políticas públicas voltadas à agricultura e abastecimento que nestes 80 anos, colaborou decisivamente para o Paraná sair de um Estado de agricultura rudimentar para o principal celeiro do Brasil”.

História

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná completou 80 anos em de setembro. Nessa data, em 1944, o interventor federal Manoel Ribas assinou o Decreto-Lei 251 criando a Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Indústria e Comércio, dando à agricultura o protagonismo em um órgão estatal.

Até então ela figurava como departamento da Secretaria de Estado dos Negócios de Obras Públicas, Viação e Agricultura. O primeiro secretário foi o engenheiro agrônomo Manoel Carneiro Albuquerque Filho. Ele trabalhava no Ministério da Agricultura, no Rio de Janeiro, e transferiu-se ao Paraná a convite do presidente Getúlio Vargas para assumir a função de secretário até o final de 1945. Outros 44 secretários seguiram-se a ele.

A Secretaria da Agricultura e do Abastecimento tem atualmente 367 servidores efetivos distribuídos entre a sede, em Curitiba, e 23 Núcleos Regionais espalhados pelo Estado. Além deles, há 62 técnicos administrativos terceirizados e outros 51 colaboradores. A estrutura também tem o apoio de sete estagiários e 30 residentes técnicos.

Três instituições estão vinculadas à Seab. A Centrais de Abastecimento do Paraná (Ceasa) foi criada em 1972 e imediatamente passou a integrar a estrutura da secretaria participando de planos e programas, visando ao abastecimento e à segurança alimentar. A Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) foi criada em 2011 assumindo as funções de defesa sanitária animal e vegetal após a extinção do Departamento de Fiscalização (Defis).

A terceira vinculada passou a fazer parte da estrutura em 2019. O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater (IDR-Paraná) foi resultado da incorporação do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), do Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) e do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), unindo pesquisa, assistência técnica e extensão rural em uma mesma unidade.

Com apoio técnico e esforço de milhares de pessoas, o Paraná chega em 2024 com um Valor Bruto de Produção Agropecuária de quase R$ 200 bilhões, liderança em alguns segmentos (feijão, cevada, frangos e peixes) e protagonismo internacional em outros (soja, trigo, milho, suínos e leite). O agronegócio também representa cerca de 70% da pauta de exportações, fruto de um trabalho de grandes e pequenas agroindústrias e do cooperativismo.

Serviço:

Sessão Solene: Comemoração ao “80º Aniversário da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná”

Data: 03 de dezembro de 2024

Horário: 18 horas

Local: Plenário Deputado Waldemar Daros da Assembleia Legislativa do Paraná

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.