Sicredi neutraliza emissões de carbono 

As ações sustentáveis das cooperativas Sicredi no Paraná foram reconhecidas pelo Selo Clima Paraná, pelo terceiro ano consecutivo

Integrante do Pacto Global das Nações Unidas (ONU), o Sicredi realizou a neutralização das emissões calculadas no seu Inventário de Gases de Efeito Estufa de 2022 e projetadas para o ano de 2023. Ao todo, foram neutralizadas 34.565 toneladas de carbono provenientes da operação de todas as sedes administrativas e agências. A neutralização foi realizada por meio de apoio a sete projetos de créditos de carbono de diferentes regiões do Brasil.  

Pelo segundo ano consecutivo, a estratégia do Sicredi é neutralizar as emissões do ano anterior e adiantar a compensação daquelas previstas ao período em vigor. Foram adquiridos créditos de carbono das seguintes iniciativas: projeto Buenos Aires, em Pernambuco; projeto Reunidas, no Tocantins; projeto Unitor REDD+, no Amazonas; projeto Compostagem, em Santa Catarina; projeto BT Geradora, no Rio Grande do Sul; projeto PCH Itaguaçu, no Paraná e projeto Tambaú, Pedras e Rio do Sapo, com Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Mato Grosso, respectivamente. Todos os projetos são executados com base nas melhores práticas, com auditoria e certificação de organizações reconhecidas mundialmente.

“A nossa principal motivação é apoiar projetos que resultam em impactos positivos às comunidades, oferecendo benefícios sociais, ambientais e econômicos e refletindo em contribuições para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Além disso, os projetos dialogam com a nossa estratégia de sustentabilidade, contribuindo com a nossa premissa de integração com as regiões onde estamos presentes”, afirma Alexandre Barbosa, diretor-executivo de Sustentabilidade, Administração e Finanças do Sicredi. 

Por meio do seu Programa de Ecoeficiência e Mudanças Climáticas, a instituição busca uma evolução constante da gestão de emissão de gases de efeito estufa. Um exemplo dessas ações é a utilização (que envolve compra ou autogeração) de energia elétrica de fonte renovável, que, somente em 2022, evitou a emissão de mais de 800 toneladas de carbono na atmosfera. 

“O setor financeiro tem um papel muito importante para colaborar mundialmente na transição para uma economia de baixo carbono.  A partir da mensuração do impacto das atividades que financiamos, poderemos contribuir cada vez mais com uma agenda positiva de combate às mudanças climáticas ao mesmo tempo em que colaboramos com o desenvolvimento dos nossos associados e suas localidades”, ressalta Barbosa. 

Selo Clima Paraná 

As ações sustentáveis das cooperativas Sicredi no Paraná foram reconhecidas pelo Selo Clima Paraná, pelo terceiro ano consecutivo. A certificação foi concedida  pela Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), no final de 2023 e destacou instituições por suas atividades em prol da sustentabilidade. Por meio da gestão ecoeficiente e práticas de governança, o Sicredi garantiu o selo da “Categoria A – Mercado Interno”, destinada às instituições com as maiores pontuações de acordo com uma metodologia própria de análise dos projetos inscritos. 

...

As cooperativas do Sicredi nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro desenvolvem estratégias contínuas de ecoeficiência. Isso envolve o inventário dos gases de efeito estufa, publicação e ações de compensação de carbono da atuação das agências e sedes das cooperativas, abrangendo uma ampla variedade de ações, desde o plantio de árvores e a compra de créditos de carbono certificados até a recuperação de áreas degradadas e conservação de floresta nativa.

Programa Metano Evitado Sicredi 

Em 2023, o Programa Metano Evitado Sicredi, iniciativa que conta com a consultoria da Amar Sustentabilidade e a Kryia Ecologic SPE, foi um dos destaques. A ação realizada pelas cooperativas que integram a Central Sicredi PR/SP/RJ promove a geração de créditos de carbono na suinocultura e bovinocultura de leite em propriedades de produtores rurais associados. O projeto ainda incentiva o uso de tecnologias que evitam a geração de metano a partir dos dejetos orgânicos.

Para saber mais sobre a estratégia de Mudanças Climáticas do Sicrediem todo o país acesse: https://www.sicredi.com.br/site/sobre-nos/sustentabilidade/mudancas-climaticas/ 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.