A.A. completa 35 anos de trabalho e recuperação de vidas em Toledo

Uma irmandade de caráter voluntário que reúne homens e mulheres para alcançar e manter a sobriedade através da abstinência total de ingestão de bebidas alcoólicas. O Alcoólicos Anônimos (A.A.) está presente em todo o mundo e, em Toledo, a irmandade completa, neste domingo (24), 35 anos de atividades.

Com a garantia do anonimato, o A.A. tem como premissas os 12 passos, um conjunto de princípios espirituais em sua natureza que se praticados como um modo de vida podem expulsar a compulsão pelo beber destrutivo e possibilitar que o indivíduo tenha uma vida integra, feliz e útil. A única exigência para participar do A.A. é o desejo de abandonar a bebida.

Mais de dois bilhões de pessoas no mundo consomem bebida alcoólica e o fato de ser uma droga lícita na maioria dos países, influência muito no seu impacto. Cerca de 4% de todas as mortes no planeta envolvem o uso de álcool, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o que representa algo entre 2,3 milhões de mortes ao ano diretamente ocasionadas pelo uso ou abuso de bebida alcoólica.

No organismo, a bebida alcoólica provoca inúmeros malefícios, além dos distúrbios de comportamento. Mas ela também domina e, muitas vezes, o indivíduo não vê uma saída para o vício que já destruiu sua saúde, o emprego, o convívio social e a família. Neste sentido, a irmandade Alcoólicos Anônimos apresenta uma solução para deixar o vício da bebida, vivendo um dia de cada vez.

Com encontros semanais, o A.A. garante o mais absoluto anonimato preservando a identidade dos alcoólicos. E é nos encontros, na partilha de vivências que eles encontram um nos outros, a força para vencer a bebida, um dia de cada vez.

O A.A. chegou em Toledo através de um participante que acompanhou algumas reuniões na cidade de Curitiba e trouxe a proposta da irmandade para ajudar outros alcoólatras. Ao longo dos 35 anos, milhares de pessoas acompanharam as reuniões semanais.

Um dos integrantes da irmandade (anônimo) reforça que a participação assídua é importante para o sucesso da recuperação do alcoólatra. “É sempre bom a pessoa estar sempre participando para fortalecer a sua sobriedade. Esse tratamento é para a vida toda”.

Ele enfatiza que nas reuniões do A.A. o participante vai encontrar pessoas iguais a ele no vício e que luta a cada dia para sair do alcoolismo. “Pessoas que estão sóbrias e bem, mas que viveram o sofrimento do alcoolismo. Nos encontros a ideia é compartilhar experiências e ajudar outras pessoas nesta luta diária”.

ACOLHIMENTO – A irmandade acolhe jovens e adultos, de ambos os sexos. O grupo não faz distinção de raça, classe social ou nacionalidade. Apesar de sigilosas, as reuniões podem ser acompanhadas por um amigo ou membro da família do alcoólatra. No A.A. o alcoolismo é tratado como uma doença e o grupo atua para ajudar essas pessoas. Para participar o único requisito é ter a vontade de parar de beber.

“Muitas vezes, a pessoa chega envergonhada; no começo ela só ouve, mas com o tempo passa a compartilhar suas vivências. Através das experiências de outras pessoas o alcoólatra encontra forças para largar o vício da bebida”, pontua.

CONTRIBUIÇÃO – Nos 35 anos de atuação, o integrante do A.A. enfatiza que a irmandade contribuiu e continua contribuindo para sociedade Toledo. “A grande colaboração é na recuperação de pessoas, de famílias, de empregos, de convívio com a sociedade. Muitas vezes, o alcoólatra pensa que a despesa do vício é só dele, algo pequeno, o valor da sua bebida. Mas quando esse alcoólatra se envolve em algum acidente, por exemplo, é uma despesa para o sistema de saúde público, para a família, além de outras vidas que ele pode prejudicar”.

Por isso que o integrantes do A.A. destaca a importância de participar dos encontros da irmandade. Nas reuniões, o alcoólatra vai encontrar um programa que auxilia na mudança de vida. “Vai ajudar cada um entender a humildade, o respeito, e responsabilidade e a honestidade”, complementa.

GRATIDÃO – Em seu depoimento, uma amiga do A.A. declara sua gratidão ao grupo que acolhe com amor e que muito contribui com o bem estar, tanto na saúde emocional, espiritual e física daqueles que despertam a consciência da necessidade de ajuda e apoio na busca de uma vida plena. O Alcoólicos Anônimos auxilia um familiar seu.

“Compartilho a minha alegria em encontrar esse atendimento, convívio e suporte oferecido ao ser humano, resgatando não somente a saúde de modo geral, mas a sua dignidade e vejo a diferença de vida dia após dia. Toledo está em festa pelos 35 anos de Alcoólicos Anônimos e que venham muitos anos de companheirismo e crescimento dessa família acolhedora, de apoio mútuo, respeito, crescimento individual e também enquanto sociedade”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.