Secretaria de Educação realiza abertura oficial da Escola de Pais

Estimated reading time: 3 minutos

A Secretaria Municipal de Educação realizou, nesta terça-feira (2), a abertura oficial da Escola de Pais, um programa voltado para fortalecer o vínculo entre escola e família. O evento ocorreu no auditório do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen) e reuniu diretores, coordenadores e pais de estudantes de 67 instituições da rede municipal de ensino.

A cerimônia contou com a palestra “Cérebro neurodivergente: Mecanismos, desafios e potenciais”, ministrada por Kleber Fernando Pereira, professor do curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A escolha da data coincidiu com o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, reforçando a importância do diálogo sobre a inclusão e o atendimento adequado às crianças neurodivergentes. Durante a cerimônia, destacou-se a necessidade de compreensão e aprimoramento das estratégias educacionais voltadas para estudantes atípicos, a fim de garantir um ensino de qualidade para todos.

O programa Escola de Pais tem como objetivo fomentar a parceria entre família e escola, reconhecendo que ambas desempenham papéis fundamentais na formação dos alunos. A iniciativa busca criar espaços de diálogo e troca de experiências, contribuindo para um processo educativo mais eficiente e alinhado às necessidades dos estudantes.

“Nós entendemos que uma educação de qualidade não pode de maneira nenhuma prescindir de uma unidade de compreensão, de concepção e de diálogo entre família e escola”, declarou a secretária de Educação, Janice Salvador. Ela ressalta que ambas são instituições que participam do processo de formação das pessoas, em dimensões diferentes, mas que têm pontos que se aproximam.

“Existem pontos convergentes e nestes pontos é que nós precisamos nos aproximar, nos fortalecer, visando um trabalho cada vez de melhor qualidade em relação às nossas crianças”, pontuou Janice.

O prefeito Mario Costenaro ressaltou a importância de fortalecer a compreensão das capacidades e limites de cada um, seja enquanto pais, alunos, professores, ou sociedade. Segundo ele, dessa forma as pessoas podem e devem encontrar possibilidades para enfrentar os desafios.

“Estamos falando aqui de inclusão. Estamos falando aqui de respeito. Estamos falando de uma complementaridade independentemente de quem somos ou de como somos. Isso é extremamente importante para dar sentido à nossa vida”, destacou Costenaro, relembrando que, em consonância com o tema, recentemente, foram viabilizados recursos junto ao Governo do Estado para construção de um Centro Especializado de Reabilitação.

O palestrante do evento, Kleber Pereira, explicou que a neurociência aplicada aos neurodiversos é uma discussão que precisa ser contínua, mas especialmente no Dia Mundial de Conscientização do Autismo. “Essa iniciativa da Secretaria de Educação vem ao encontro dos anseios da comunidade, em se capacitar, em melhorar o manejo no atendimento do filho, do familiar ou do aluno neurodiverso. A conscientização não deve acontecer somente no dia 2 de abril, mas nos 365 dias do ano”, finalizou Kleber.

Também estiveram presentes na cerimônia para compor a frente de honra, o vereador Professor Oséias; a diretora do sistema de ensino, Solange Brito de Carvalho; a presidente do Conselho Municipal da Educação, Marlise Justina Michelon; a professora e voluntária da Associação dos Familiares e Amigos dos Autistas, Andréia Schauren; a diretora da Escola Municipal Carlos João Treis, Cassandra Domenica Kreozer; e a diretora do CMEI professora Constantina Henkel, Daniely Finger.

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.