Abril Verde: campanha visa conscientização sobre prevenção de acidentes e doenças no trabalho

Estimated reading time: 3 minutos
Enquanto alguns empregos não apresentam um cenário propício para que ocorra algum tipo de acidente, outros já estão em condições mais vulneráveis devido ao trabalho praticado. Evitar acidentes de trabalho é zelar pela vida. O Abril Verde foca em campanhas de conscientização em relação implementação de ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.
Todos os segmentos devem propiciar ambientes seguros. O setor industrial exige uma logística bem elaborada para que os empregados tenham condições seguras de trabalho. Isso envolve o ambiente em termos de estrutura física, o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), conscientização e orientação de uso, atendimento as exigências previstas em lei, entre outros pontos que precisam ser levados em consideração.
“Temos diversas ocupações e preocupações em nossas rotinas diárias e as prioridades vão se alternando de maneira que por vezes deixamos em segundo plano alguns cuidados importantes. Neste sentido as campanhas nos fazem lembrar do assunto e de sua importância”, cita o Engenheiro de Segurança do Trabalho da Fiasul, Douglas Cezar Ebert. “Quando passa um longo período sem acidentes, pode acontecer de se deixar de tomar certos cuidados, neste momento, a campanha Abril Verde nos relembra da importância de estar bem e cuidarmos da segurança para evitar acidentes”.
EVITAR ACIDENTES – Ebert pontua que a prevenção de acidentes ocorre de várias maneiras, visto que não há uma solução única para todas as situações que podem colocar em risco um trabalhador. Ele aponta que a atuação na prevenção começa já na fase de novos projetos e estudos técnicos; depois continua durante a execução de obras e/ou instalações de equipamentos e máquinas.
“Na operação diária, os cuidados vão além das condições físicas e estruturais. Os cuidados com os trabalhadores são de grande relevância na manutenção do ambiente seguro e saudável. A empresa possui grupos formados como a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e de Assédio e da Brigada de Emergência”, destaca.
PREVENIR SEMPRE – Outras medidas que visam evitar acidentes, segundo o profissional, são os diálogos rápidos com os trabalhadores sobre o tema. Existem também procedimentos para liberação de atividades que possam gerar riscos de maneira a prever a possível ocorrência de eventos inesperados.
“A dedicação e os cuidados com relação a saúde e segurança no trabalho devem ser constantes, em todas as fases, desde o início até o final, todas as vezes e o tempo todo”, conclui Ebert ao reforçar a importância das ações do Abril Verde.
Da Redação
TOLEDO