Abril Verde: promover segurança no ambiente de trabalho é zelar pela vida

Na data de 28 de abril é celebrado o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. A conscientização sobre as medidas de segurança e uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) ganham reforços e a saúde ocupacional também evidência a importância da atuação no setor preventivo, afinal, o foco é preservar a integridade física e priorizar a vida.

A campanha Abril Verde visa promover reflexões em relação aos cuidados no ambiente de trabalho para a promoção da saúde de todos que estão nesse espaço. O mês foi escolhido devido a data de 28 de abril. Existem locais de trabalho que não apresentam cenários de riscos – ou com mais chances – para ocorrências de acidentes. Entretanto, outros se enquadram em condições mais vulneráveis devido ao serviço executado.

O setor industrial exige uma logística bem elaborada para que os colaboradores tenham condições seguras de trabalho. Já o segmento da construção civil, por exemplo, precisa atender uma série de exigências para que os trabalhadores no campo de obras possam exercer suas funções com segurança. Cada setor possui particularidades e necessidades específicas.

Segundo o técnico de Segurança do Trabalho da Fiasul Indústria de Fios Ltda, Ademar Manica, os segmentos precisam atuar com comprometimento na prevenção dos acidentes de trabalho. “Para combater situações de acidentes de trabalho é preciso cumprir na íntegra as Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho da Lei 6.514; aplicando capacitações sobre como executar as atividades de maneira correta e segura, fornecendo os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’S) e o treinamento sobre seu uso adequado; acompanhando a execução das atividades no dia a dia; dialogando sobre segurança e atualizando a sinalização de segurança em todos os locais. Também realizamos um trabalho focado com campanhas mensais sobre temas importantes como Abril Verde, Maio Amarelo, SIPAT e outros”.

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O ASSUNTO – As campanhas do Abril Verde colocam o assunto em discussão. A segurança no ambiente de trabalho é algo cotidiano, contudo, o assunto é versátil e podem surgir outras necessidades para que o ambiente esteja seguro. Com a disseminação da importância dessas práticas de segurança é possível fortalecer a cultura preventiva e organizacional para um espaço de trabalho mais seguro.

Sobre a importância de iniciativas como o Abril Verde, Manica cita que é primordial que a sociedade, as empresas e os próprios trabalhadores tenham consciência da relevância do tema e que ele merece atenção. O profissional reforça que as campanhas devem sem contínuas para que possam conscientizar o maior número possível de pessoas.

“Nos últimos dez anos ocorreram 25.495 acidentes fatais no Brasil e a emissão de 6 milhões de Comunicação de Acidente de Trabalho (CATs). Com a atenção de todos sobre o assunto e acompanhamento da segurança no trabalho podemos reduzir cada vez mais esses dados”, alerta.

PROTEÇÃO E PREVENÇÃO – O uso adequado do EPI é fundamental para a proteção de riscos que ameaçam a segurança e a saúde no ambiente de trabalho. A empresa além de oferecer o equipamento também precisa orientar a maneira correta de usar e, desse formar, fomentar a conscientização para que aconteça a utilização, ou seja, o colaborador – que executa uma função que exige proteção – precisa estar ciente de que o uso não interfere na realização da atividade, no sentido de atrapalhar seu desempenho, mas visa garantir que ele tenha mais segurança e esteja menos vulnerável as situações de riscos.

“Fornecer um EPI de boa qualidade no quesito técnico e no quesito conforto é fundamental. Além disso, é preciso destacar sobre a importância do uso através de capacitações, sempre mostrando ao trabalhador que ele é maior beneficiado pelo uso do EPI, que se trata da sua própria segurança e qualidade de vida”, destaca o profissional ao mencionar que o técnico de Segurança do Trabalho atuar sempre de maneira preventiva e visa buscar se antecipar ao evento que pode gerar acidente ou algum malefício a saúde do trabalhador.

Em relação a resistência na utilização dos EPI’S, Manica pontua que como a empresa – que ele atua – está faz muito tempo em atividade, já criou-se uma cultura sobre a importância do uso desses equipamentos pelos trabalhadores na empresa. Ele salienta que isso facilita a adaptação quando acontecem novas contratações, pois já existe uma conscientização em geral.

SEGURANÇA NO TRABALHO – O ato de promover a segurança no ambiente de trabalho envolve ações além do fornecimento e acompanhamento do uso adequado dos EPI’S, pois é preciso contar com espaço propício para a prática das atividades propostas, ou seja, estrutura física, além do cumprimento das exigências previstas em lei, entre outros pontos que contemplam essa esfera, devidamente adequado, que prevê boas condições de trabalho.

“A pandemia trouxe alguns avanços na área de segurança do trabalho, principalmente na questão de uso de EPI’S, podemos citar o uso de máscaras de proteção respiratória que foi amplamente difundido no mundo todo. Todos ficamos mais cautelosos e atentos à saúde e segurança e os diálogos sobre esses temas ficaram mais acessíveis”, acrescenta Manica ao enfatizar a importância de atuar focado na prevenção e em proporcionar ambientes adequados de trabalho.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.