Acadêmicos da UTFPR participam da fase final da 26ª Maratona SBC de Programação
Gramado irá concentrar nos próximos dias todas as atenções dos entusiastas da Tecnologia da Informação e Programação. A cidade recebe, a partir de 31 de março até 2 de abril, a Final Brasileira da 26ª Maratona SBC de Programação, etapa nacional de uma das maiores, mais antigas e prestigiadas competições de programação do mundo, o International Collegiate Programming Contest (ICPC).
Serão mais de 350 participantes, entre estudantes e professores representando universidades de todo o país, reunidos em três dias de atividades intensas. A final reunirá os 60 melhores times de universidades de todas as regiões brasileiras, classificados na primeira fase realizada de forma online, em outubro do ano passado. A primeira etapa contou, ao todo, com 534 times de 127 instituições brasileiras.
A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Toledo é uma das selecionadas para a final. A equipe é formada por acadêmicos de Engenharia de Computação Luana Cristina Campos, Douglas Zonntag Carvalho, Guilherme Poleto e o professor Ricardo Oliveira. O grupo viaja, nesta quinta-feira (31), em um voo para Porto Alegre.
Segundo o professor Oliveira, a equipe possui um projeto semanal de treinamento da UTFPR. “Uma vez por semana, os integrantes se reúnem para treinar para a competição”.
Ele explica que os acadêmicos participam de simulados da competição, a qual consiste em si em resolver o maior número de problemas computacionais no menor tempo possível. “Nós competiremos com as melhores universidades do Brasil e a equipe está bastante animada e ansiosa. Será um evento muito bacana”.
A integrante Luana comenta que a expectativa está alta para fase final. Ela revela que já participou das regionais há três anos e é a primeira vez que participa de uma etapa nacional. “Antes da prova, com certeza, envolve a preparação, estudar as técnicas computacionais utilizadas nas provas e durante a prova é manter a calma e administrar bem o computador com a equipe”.
E, a equipe já arrumou as malas e a Maxicon auxiliou para o time chegar ao seu destino na competição, pois as passagens aéreas dos três alunos foram custeadas pela empresa de Toledo. “Afinal motivar e incentivar a busca pelo conhecimento é de extrema importância para o desenvolvimento desses futuros profissionais de tecnologia da informação”, comenta a empresa.
MARATONA – O diretor da Final Brasileira 2021/22, o professor Weverton Cordeiro, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), destaca que “a etapa brasileira reúne algumas das nossas e dos nossos prodígios na programação das universidades brasileiras para uma prova de cinco horas, com problemas complexos e que requerem muita habilidade em técnicas avançadas de programação, além da capacidade de trabalho em equipe e sob pressão”.
A 26ª edição da Maratona SBC de Programação volta a acontecer presencialmente depois de dois anos de realização online por conta da pandemia. A final brasileira acontece pela primeira vez no estado do Rio Grande do Sul e é aguardada com bastante expectativa por alunos e professores da área.
Cada um dos times participantes da final é formado por três estudantes universitários e um técnico que, em maioria, são professores das instituições. Em uma primeira seletiva, serão premiados os melhores times e universidades de cada uma das cinco regiões do país. Em seguida, a melhor equipe será premiada como campeã com o troféu Maratona SBC de Programação.
Por fim, alguns dos times mais bem classificados, no máximo um por universidade, serão convidados para a próxima e última fase da competição, a Final Mundial do ICPC.
A próxima edição da final mundial, adiada devido à pandemia e na qual concorrerão os times finalistas classificados nas regionais mundiais de 2020, ocorrerá em novembro de 2022 em Dhaka, Bangladesh.
Como parte da regional sul-americana da competição mundial, a prova aplicada na Maratona é simultaneamente aplicada em outros países na América Latina, como México, Argentina, Colômbia, Cuba e Chile. A Final da Maratona SBC de Programação conta com patrocínio da VTEX Brasil, CNPq, Beecrowd, BR Digital Telecom e Instituto Criativo.
Da Redação
TOLEDO
Com informações da Sociedade Brasileira de Computação