Foco na Reforma Tributária: Acit reforça importância em tratar sobre o tema

Estimated reading time: 6 minutos

‘Reforma Tributária: Aspectos Históricos, Desafios e Perspectivas’ é o tema da palestra que será ministrada pelo deputado federal Luiz Carlos Hauly. O encontro acontece no dia 13 de março no auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico. Quem irá promover essa importante troca de conhecimento é a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). É a primeira palestra de um ciclo previsto para ocorrer durante este ano.

O deputado federal Luiz Carlos Hauly é especialista em questões tributárias, Hauly há mais de três décadas. A reforma – recentemente aprovada pelo Congresso Nacional – propõe a substituição de diversos impostos por um novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

A palestra tem como objetivo esclarecer as mudanças promovidas pela reforma e, desse forma, simplificar a legislação tributária. O vice-presidente de Finanças da Acit Ademir Kopeginski explica que a palestra é apenas o primeiro encontro de uma série de ações que devem ocorrer durante o ano.

“A Acit é uma entidade que sempre se preocupa muito com essas questões que envolvem a parte tributária, pois ela impacta diretamente as empresas, os associados. Temos dentro da Acit um comitê de trabalho que faz as análises dessas pautas tributárias. Para este ano, tendo em vista a relevância do assunto, decidimos fazer uma série de ações com relação à reforma tributária, no sentido de orientar o nosso associado, o empresário, de discutir os pontos da reforma e é para que o empresário ele fique ciente dos impactos que a reforma vai causar para a empresa dele”, aponta.

O deputado tem um histórico de defesa da reforma tributária. “Lá no passado ele já defendia o imposto sobre valor agregado que é o Imposto de Valor Agregado (IVA). Ao longo de sua trajetória parlamentar ele veio defendendo essa bandeira. Esse IVA que está sendo aprovado, agora, não é exatamente o que ele defendia lá atrás, modificou bastante, mas ainda assim ele é um entusiasta da criação de um imposto único. Nós estamos tratando, nesse momento, da unificação de tributos”, recorda Kopeginski.

A palestra do dia 13 de março vida trazer todo o contexto histórico do IVA, como ele surgiu, como está a formatação atual, além dos impactos que poderá desencadear.

PERSPECTIVAS X DESAFIOS – “O deputado vai nos passar a visão dele, obviamente. Quais são as perspectivas e quais são os desafios”, destaca Kopeginski. “Hoje, vivemos um sistema tributário caótico, são muitos tributos e todos são calculados de formas diferentes, são bases diferentes e com a unificação você traz isso para uma única base, de fato, vai haver uma simplificação de sistemas. Contudo, temos o desafio que é o aumento da carga tributária, essa é a grande preocupação do empresário: se ele terá o negócio impactado com aumento de carga”.

Kopeginski cita que se houver um momento de carga tributário isso vai impactar tanto nas empresas quanto nos consumidores. Ele aponta que não tem como a empresa não repassar o preço em seu produto, consequentemente, isso reflete no consumidor final. “Então, se o aumento da carga tributária significa aumento de preço esse é o desafio. Será que o sistema, de fato, como prometido, não vai ter um aumento de carga tributária? Essa é a pergunta né que iremos fazer para o deputado. Ele diz que não, mas os estudos mostram diferente”.

ENVOLVE TODOS OS SETORES – “É um momento de mudança significativa no modelo de tributação. É impossível justificar, nesse momento tributário com 93 impostos”, salienta o vice-presidente de Indústria da Acit, Lieser Belenzier, ao reforçar a importância em conhecer a história da reforma e os impactos que poderá gerar nos segmentos, especialmente no setor de serviços.

Belenzier comenta que o setor de serviço apresenta 58,9% da empregabilidade do país. Ele destaca que diante dos encaminhamentos e a formatação que a reforma está seguindo, o segmento de serviço sentirá o impacto de maneira mais incisiva. Belenzier também pontua que as mudanças refletem em ‘efeito cascata’ que vem a atingir todos.

“Isso é muito importante, a reforma tributária impacta. Se tivermos muitas modificações e evolve toda cadeia, todos vão sentir o impacto. Será uma longa transição até 2032 que vai envolver contadores, indústrias, comércio e serviços. Todos terão dois sistemas relacionados funcionando. Temos que debater mais porque nós estamos apenas com os impostos que incidiram diretamente sobre o consumo; ainda temos que conversar sobre os impostos sobre a venda”, enfatiza.

ENTRADA GRATUITA – O evento acontecerá no auditório do Centro de Eventos Ismael Sperafico, com recepção dos convidados às 18h30 e início da palestra às 19h15. A entrada é gratuita e aberto ao público em geral, mas as vagas são limitadas, pois o espaço comporta até 230 pessoas. Para participar, os interessados devem se inscrever antecipadamente pelo link https://forms.office.com/r/jNnSsnxihW. Até a manhã de quinta-feira (20), já tinham 200 inscritos.

REALIZAÇÃO – A palestra é uma realização Associação Comercial e Empresarial de Toledo, OAB Paraná – Subseção Toledo, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap PR), Sindicato dos Contadores e Técnicos em contabilidade de Toledo e Região (Sincoeste), Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e Associação dos Contabilistas de Toledo (ACT Toledo). REFORMA TRIBUTÁRIA EM FOCO – A palestra ‘Reforma Tributária: Aspectos Históricos, Desafios e Perspectivas’ que será ministrada pelo deputado federal Luiz Carlos Hauly é o início de um ciclo de encontros – que serão promovidos, neste ano – pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit). Esse encontro tem como público alvo contadores, advogados, empresários e sociedade em geral, visto que o tema envolve a comunidade como um todo. As demais palestras terão uma abordagem mais técnica e estarão voltadas a públicos mais específicos (aqueles que estarão envolvidos de maneira mais direta com os aspectos que envolvem a reforma tributária).

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.