Ações entre Município, Estado e União serão fortalecidas, diz secretário

Com grande experiência na área de segurança, o major Christian Guilherme Goldoni está no comando da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana de Toledo. O seu nome foi bem aceito e ele é uma excelente opção para cuidar da pasta. Goldoni visitou o JORNAL DO OESTE acompanhado do diretor do Departamento de Segurança Municipal, Edson de Sousa Gomes. O secretário falou de algumas tratativas e desafios de sua função.

Goldoni já atuou na esfera estadual e tem conhecimento do funcionamento da máquina pública. “O prefeito Beto Lunitti passou a missão de estabelecer ou fortalecer os elos entre Município, Estado e União. Existem as parcerias e ações que serão realizadas com o Estado”.

O secretário está conhecendo a estrutura e o funcionamento da Guarda Municipal. “O principal objetivo é modernizá-la. Com isso, os servidores serão capacitados e treinados. Todos precisam estar capacitados e treinados. Precisamos nos adequar para esse novo momento da Guarda Municipal”.

AÇÕES – Goldoni pondera que diversas ações serão efetivadas como o armamento, o controle das câmeras, o EstaR e o trabalho conjunto a Polícia Militar e a Polícia Civil. “A Guarda Municipal será capacitada para que possamos operar o sistema e auxiliar a nossa população”, destaca o secretário ao complementar que a sociedade será comunicada sobre todas as alterações. “Ninguém será surpreendido. Os moradores de Toledo, assim como a população da região saberá das mudanças promovidas na pasta”.

De acordo com Goldoni, a Secretaria (como um todo) precisa evoluir. “Nós fazemos parte de um Governo proativo e, por isso, precisamos pensar sempre a frente. Devemos trabalhar e modernizar o sistema. Não podemos pensar no passado. A modernização, em si, é uma questão que não tem mais volta”, afirma o secretário.

Uma ferramenta que pode auxiliar nestas mudanças é a atuação do Conselho de Trânsito. “O órgão colabora com o trânsito, com a mobilidade urbana, retirada de semáforos, lombadas ou outras necessidades, melhorias para o fluxo ou mudanças de rua. As ações serão realizadas a partir do diálogo com a sociedade”, pondera Goldoni.

ARMAMENTO – Na oportunidade, o secretário disse como está o processo de armamento da Guarda Municipal. Ele disse que o assunto é abordado alguns anos em Toledo. “Neste Governo, o armamento passou pela regulamentação na Polícia Federal. Além disso, os guardas municipais passaram por um curso de 500 horas e de tiro. Eles estão sendo habilitados a portarem pistolas. Também passaram por exame psicológico e teoria. Neste momento, os procedimentos operacionais estão sendo padronizados”.

Goldoni defende que os guardas municipais devem utilizar o armamento de maneira adequada e seguir a legislação. A Guarda Municipal precisa estar qualificada e treinada para colaborar com o sistema público. Precisamos contribuir com os órgãos públicos dentro da nossa responsabilidade que é municipal”.

O secretário salienta que o Governo Municipal tem a preocupação de como será a aceitação da comunidade. “O guarda municipal deve ser uma pessoa bem educada, manter o diálogo com a sociedade e que utilize a arma diante da necessidade. A arma deve ser o último elemento a ser utilizado em uma ação de trabalho, ou seja, a arma somente será usada quando existir o enfrentamento ou o risco de vida eminente. De maneira geral, queremos que a Guarda Municipal atenda bem o munícipe e com segurança. Nós trabalharemos para a sociedade (como um todo).

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.