‘Acolher, Grupo de Apoio à Maternidade’: projeto acolhe gestantes de baixa renda

Ser mãe de primeira viagem tem diversos desafios. Os medos, a falta de conhecimento e de acesso ao básico, entre outros fatores, podem intensificar os desafios desse momento para as gestantes. Toledo conta com o projeto ‘Acolher, Grupo de Apoio à Maternidade’ – uma iniciativa voluntária que visa apoiar as mamães de primeira viagem – de baixa renda – com informações de qualidade, apoio espiritual e material.

“O Projeto surgiu a partir de um grupo de mulheres motivadas pelo amor de Cristo, profissionais de diversas áreas, voluntárias da Igreja Evangélica Livre de Toledo com o intuito de dar apoio à gestante – de baixa renda –  na primeira gestação”, relata a voluntária Patricia Brandl da Silva Mani. “Os trabalhos iniciaram no ano de 2021, em meio a pandemia”.

A ideia consiste em apoiar as mamães de primeira viagem. O projeto leva informações de qualidade, apoio espiritual e ajuda material para as gestantes. As ações visam promover o acolhimento e permitir que o momento seja saúde para a mamãe e o bebê em formação. A equipe é composta por mulheres com formação em diversas áreas: pediatra, assistente social, pedagoga, dentista, psicóloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e demais profissionais.

ACOLHIMENTO E APOIO – Patricia explica que o projeto ‘Acolher, Grupo de Apoio à Maternidade’ atende gestantes que buscam acolhimento para suas inseguranças típicas da primeira gestação e, muitas vezes, não possuem uma rede de apoio para dar o suporte neste momento tão importante de suas vidas. Ela pontua que são adolescentes e jovens em situação de baixa renda que encontram no Grupo além das informações, empatia e apoio imprescindíveis.

“As gestantes chegam ao grupo com muitas dúvidas, medos e insegurança, e após o último encontro saem informadas, fortalecidas e seguras do que virá pela frente. Encontram no Acolher um ponto de apoio para ter uma gestação tranquila e uma maternidade consciente”, destaca a voluntária.

EM AÇÃO – O projeto promove roda de conversa – uma vez por mês e aos sábados – com temas sobre gestação, amamentação, parto, primeiros cuidados com recém-nascido, emoções, direitos e demais assuntos relacionados. A voluntária conta que durante o encontro há um breve momento de reflexão bíblica. Além disso, no fim de cada encontro é servido um lanche, é feita a entrega de um pacote de fraldas e um auxílio financeiro para transporte até o local.

“Após o nascimento do bebê as voluntárias fazem uma visita na casa e veem como estão passando e fazem entrega de um kit com sling, rosquinhas de amamentação, sabonete e roupinhas. Esporadicamente é realizado o Varal do Acolher, onde as gestantes podem escolher alguns itens que estão precisando para compor o enxoval, como mantas, cobertas, babitas, roupinhas, entre outras peças. A doação dos itens usados é feita pelas famílias participantes da Igreja Evangélica Livre”, cita ao salientar que o projeto conta com o apoio e divulgação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). “As interessadas devem entrar em contato pelo telefone (45) 99981-0020 e falar com a Fernanda para realizarem a inscrição”, finaliza.

Da Redação

TOLEDO

...
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.